segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Prevenção e Combate ao Bullying

Para assinalar o mês de combate ao bullying, associámo-nos à iniciativa promovida pela  Câmara Municipal, Associação Sementes de Vida e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens. 
Assim, foram realizadas duas sessões de sensibilização à temática, na Biblioteca Escolar, com a participação de quatro turmas do 1.º ciclo e uma turma do 2.º ciclo, dinamizadas pelo Psicólogo Luís Fernandes.
Na última década, Luís Fernandes tem coordenado e supervisionado diversos projetos na área de bullying e violência na escola, com ações de formação e de sensibilização em todo o País. É coautor dos livros "Plano Bullying: Como apagar o bullying da Escola" e "DIZ NÃO AO BULLYING - não deixes que te façam mal!". O primeiro direcionado para dultos e o segundo para crianças e jovens.





Aqui fica o registo das sessões:

 















Após a apresentação e o momento de debate, foi distribuída uma pulseira a todos os participantes  como símbolo de prevenção e combate ao bullying.

No final, os alunos foram convidados a identificar os locais mais seguros (verde), com algum risco (amarelo) e de maior risco (vermelho). 

A biblioteca é zona verde está livre de Bullying; segue-se como zona amarela o bar e zona de risco potencial as traseiras do ginásio.

Algumas dicas: 
- Se forem alvo ou se tiverem conhecimento de situações de bullying, não fiquem indiferentes, denunciem, temos que agir para evitar que a situação agrave e deixe danos irreparáveis;
- Partilhem com os outros os saberes adquiridos na sessão;
- (...)



Não deixes que te façam mal!
A Equipa da Biblioteca Escolar


Nenhum comentário:

Postar um comentário