terça-feira, 1 de novembro de 2016

O Terramoto de 1755

O Terramoto de 1755, ocorreu no dia 1 de novembro de 1755, resultando na destruição quase completa da cidade de Lisboa, especialmente na zona da Baixa, e atingindo ainda grande parte do litoral do Algarve e Setúbal. 


https://goo.gl/LwcV4n

O sismo foi seguido de um maremoto - que se crê tenha atingido a altura de 20 metros - e de numerosos incêndios, tendo feito certamente mais de 10 mil mortos (há quem aponte muitos mais). Foi um dos sismos mais mortíferos da história, marcando o que alguns historiadores chamam a pré-história da Europa Moderna. Os sismólogos estimam que o sismo de 1755 atingiu magnitudes entre 8,7 a 9 na escala de Richter.


https://goo.gl/gwT0s3

O terramoto de Lisboa teve um enorme impacto político e socioeconómico na sociedade portuguesa do século XVIII.
O Marquês de Pombal encarregou um grupo de engenheiros portugueses e estrangeiros de traçar o novo perfil da cidade de Lisboa.
Em vez de reconstruir a cidade utilizando as velhas ruas como referência, foram traçadas novas ruas e praças que permitiriam, em caso de novo terramoto, pontos de fuga e de concentração da população.

https://goo.gl/taL0ii

Depois do 1.º de novembro, a eficácia da resposta do Marquês de Pombal (cujo título lhe foi atribuído em 1770) garantiu-lhe um maior poder e influência perante o rei, que também aproveitou para reforçar o seu poder e consolidar o Absolutismo.

Poderás ainda consultar outras fontes com mais detalhes, nomeadamente:

O blogue "Cantinhos virtuais... Aprendizagens reais! (HGP)"
 http://aprenderhgp2ciclo.blogspot.pt/2016/11/1-de-novembro-de-1755-terramoto_1.html

O site junior:
 http://www.junior.te.pt/servlets/Rua?P=Portugal&ID=807
 A Equipa da Biblioteca Escolar

Nenhum comentário:

Postar um comentário