domingo, 15 de janeiro de 2017

"Dorme, descansa e aprende"


No âmbito do nosso projeto Dormir +s para ler Melhor “Dorme, descansa e aprende”, relembramos que um sono de qualidade é um fator determinante para o bem estar e para a saúde física e mental.
O sono regenera corpo e mente, é por isso essencial à vida de todos os seres humanos. 
A privação crónica do sono pode levar a alguns desequilíbrios do organismo como a sonolência diurna, sintomas depressivos, ansiedade, obesidade, diminuição da performance, entre outros.
Consequentemente, um aluno que dorme mal, pode ter grandes dificuldades de aprendizagem e ficar com o seu percurso comprometido.
O Psicólogo José Morgado refere mesmo que " a qualidade do sono, tantas vezes negligenciada, é um dos mais importantes contributos para o bem estar geral de crianças e adolescentes, incluindo a sua vida escolar (...).
O vídeo que se segue poderá ajudar a compreender melhor os ritmos do sono.



Não esqueçamos algumas regras essenciais:
- Evitar as bebidas com cafeína durante o final da tarde e noite (a cafeína também existe no chá, colas, guaraná e outros compostos)
- Evitar o trabalho intelectual perto da hora do deitar, nomeadamente quando implica trabalho em computador.
- A televisão no quarto, o relógio ou telemóvel ligado na cabeceira devem também ser evitados.
- Tentar ir para a cama só quando sente sono ou seja de acordo com a sua hora biológica de maior propensão ao sono e não por ser uma determinada hora em que lhe daria jeito adormecer.
- Ler antes de dormir, poderá ser uma boa estratégia para enfrentar uma noite de sono mais tranquila e com qualidade.

Fundo documental

Fontes: http://www.publico.pt/sociedade; http://sicnoticias.sapo.pt/especiais/sono; https://www.youtube.com/watch?v=9fvMz-LOUgE


Nenhum comentário:

Postar um comentário