segunda-feira, 23 de abril de 2018

DIA 23 de abril - Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

O Dia Mundial do Livro celebra as liberdades que tornam os livros possíveis - UNESCO

"A 23 de abril de 1616 perderam-se dois gigantes da literatura mundial, dois precursores cuja obra revolucionaria o estilo de escrita e de conceção da criação literária: Cervantes e Shakespeare. Esta coincidência é a razão pela qual o dia 23 de abril foi escolhido para celebrar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor."
 
Ao evocarmos este dia pretendemos não só promover o prazer da leitura, mas também o respeito pelos livros e pelos seus autores.​
 
Para a diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, a comemoração do Dia Mundial do Livro é a celebração "das liberdades que os tornam possíveis". 
Transcrevemos a sua mensagem profunda para este dia que nos remete para valores fundamentais da humanidade.

Quando celebramos livros, celebramos atividades - escrever, ler, traduzir, publicar - que contribuem para a realização humana. E celebramos, fundamentalmente, as liberdades que os tornam possíveis", como "a liberdade de expressão e a liberdade de publicar", e "essas são liberdades frágeis", alerta Audrey Azoulay, na sua primeira mensagem para o Dia Mundial do Livro.

São "liberdades negadas", hoje em dia, "quando escolas são atacadas e manuscritos e livros são destruídos", são liberdades postas em causa, "perante os muitos riscos" a que estão sujeitos os "direitos de autor e a diversidade cultural", escreve a diretora-geral da UNESCO, que recorda igualmente "as ameaças físicas que recaem sobre autores, jornalistas e editores, em muitos países".

"É nosso dever, então, em todos os lugares do mundo, proteger essas liberdades e promover a leitura e a escrita para combater o analfabetismo e a pobreza, fortalecer os fundamentos da paz e proteger as atividades relacionadas com a edição", prossegue a mensagem da UNESCO.




Em Portugal,  a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas quis relacionar a noção de património com o valor cultural e intemporal do Livro e da Leitura, sendo que o livro encontra este valor  quando é lido e passado de geração em geração, de uma língua para outra língua, de um suporte para outro suporte de leitura.


http://www.dglb.pt/sites/DGLB/Portugues/noticiasEventos/Paginas/DIA-MUNDIAL-DO-LIVRO-2018.aspx

O cartaz deste ano está maravilhoso e baseia-se numa fotografia que a fotógrafa Luísa Ferreira concebeu no Arquivo Nacional Torre do Tombo, e pretende transmitir que um livro se com o tempo, espaço, língua, cultura, imagem, suporte, fotografia, escrita, mas também uma leitura e muitas leituras, prazer e fruição.




A equipa da biblioteca deseja boas leituras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário