terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

A data tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência, e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar, para que se crie um mundo mais inclusivo e equitativo para as pessoas com deficiência, seja ela física ou mental.

A ONU - Organização das Nações Unidas é a responsável pela criação da comemoração, o que aconteceu em Assembleia Geral em 14 e outubro de 1992.

O Presidente da República assinalou hoje o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência realçando "o muito que foi já feito em Portugal" para derrubar barreiras, mas lembrando ao mesmo tempo "o que há ainda por fazer". 

Imagem ilustrativa

Através de uma mensagem publicada no portal da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa , associando-se a esta data internacional, instituída pelas Nações Unidas em 1992, agradeceu "a todos os portugueses com deficiência o seu esforço e contributo na construção de uma sociedade mais rica e plural". 

O chefe de Estado considera que a celebração deste dia constitui um desafio "a derrubar as barreiras das acessibilidades, físicas ou tecnológicas", assim como "as barreiras à igualdade de oportunidades na formação e no emprego, as barreiras ao pleno exercício da cidadania e à participação política dos cidadãos com deficiência ou algum tipo de incapacidade" que persistem. 

"Associando-me a este desafio, é importante sublinhar o muito que já foi feito em Portugal pela defesa dos direitos dos cidadãos com deficiência, lembrando igualmente o que há ainda por fazer no caminho de uma sociedade mais inclusiva e acessível", acrescenta. 

Fonte: Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário