segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Dia Mundial do Braille - 4 de janeiro

O Dia Mundial do Braille ocorre a 4 de janeiro, por ser a data que assinala o nascimento de Louis Braille, o criador do sistema de leitura e de escrita Braille.

O alfabeto Braille, nome por que ficou conhecido, é um sistema de representação de letras, símbolos musicais, números e símbolos matemáticos através de pontos em relevo, marcados em papel ou outro material, que podem ser lidos pelo tato. Cada carater é representado por um conjunto de seis pontos, organizados em duas colunas de três.


Em novembro de 2018, a Assembleia Geral das Nações Unidas decidiu proclamar o dia 4 de janeiro como Dia Mundial do Braille, reconhecendo assim que a promoção dos direitos humanos e liberdades fundamentais no contexto do acesso à linguagem escrita é um pré-requisito essencial para a plena realização dos direitos humanos das pessoas cegas e deficientes visuais. 

Foto ONU/Evan Schneider


Este ano, a organização das Nações Unidas destaca a importância da inclusão de pessoas com deficiência durante a pandemia. 
Em todo o mundo, existe 1 bilhão de pessoas com deficiência. Mesmo antes da pandemia, elas já tinham menos acesso a cuidados de saúde, educação e emprego. 


A União Mundial de Cegos (World Blind Union) junta-se ao resto do mundo na celebração do Dia Mundial do Braille, a 4 de janeiro de 2021, o terceiro ano desde que foi oficialmente designado pela Assembleia Geral da ONU como um dia para aumentar a consciencialização sobre a importância do braille como meio de comunicação para o pleno funcionamento das pessoas cegas e com outro tipo de deficiência visual, garantindo competência, independência e igualdade.

No âmbito da comemoração nacional do Dia Mundial do Braille 2021, divulgamos uma atividade, através da plataforma Zoom e com difusão no canal de YouTube do INR, organizada pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, na tarde do dia 19 de janeiro de 2021, terça-feira, uma sessão online intitulada "Tela e Ponto".

Nenhum comentário:

Postar um comentário