terça-feira, 23 de abril de 2024

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

A UNESCO estabeleceu o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor em 1995. Escolheu-se o dia 23 de abril por ser uma data significativa na literatura mundial: neste dia, em 1616, faleceu Miguel de Cervantes; em 1899, nasceu Vladimir Nabokov; e celebra-se também o nascimento de William Shakespeare, que se crê ser igualmente a data do seu falecimento.

A diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, anunciou que Estrasburgo, em França, será a Capital Mundial do Livro em 2024, seguindo-se a Acra, capital do Gana (2023), e Guadalajara, no México (2022). Azoulay destacou que, "em tempos de incerteza", os livros servem como "refúgio e fonte de sonhos".

No ano em que se comemoram os 500 anos do nascimento de Camões, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas presta homenagem ao poeta com um cartaz comemorativo do Dia Mundial do Livro de 2024.


Celebrar este dia é uma forma de promover o livro e a leitura, disseminar a importância da literatura como um pilar fundamental na educação e na cultura dos povos.

Neste dia, aproveite para visitar livrarias, bibliotecas escolares e municipais, partilhar leituras, oferecer livros, divulgar as suas obras preferidas e iniciar a leitura de um novo livro.


Fonte: https://blogue.rbe.mec.pt/dia-mundial-do-livro-2832961


A equipa da Biblioteca deseja um ótimo dia, com boas leituras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário