domingo, 13 de março de 2016

Apresentação do Projeto:"Um mar de histórias e histórias do mar"


No passado dia 3 de março,  iniciámos as atividades do projeto  "Um mar de histórias e histórias do mar", envolvendo as turmas do jardim de infância, do 1.º, 2.º, 4.º e 5.º ano da Escola Básica de Santiago Maior.





A apresentação, intitulada "À descoberta dos oceanos", sensibiliza os alunos para a importância do oceano, para a sua imensa diversidade de vida e de ecossistemas e para a necessidade de o protegermos,  pois ele sustenta a vida na terra e contribui para a sustentabiblidade. 










O Oceano tem sido desde sempre fonte de inspiração, recreação e descoberta. Constitui também um elemento importante na herança de muitas culturas.



Este  projeto , permitirá aos alunos desenvolverem a sua componente imaginária e expressiva através da descoberta de textos relacionados com o mar, da articulação curricular, numa abordagem de conteúdos das diferentes disciplinas.



Pretendemos, assim,  aliar / promover o prazer da leitura à descoberta do mar, sob a perspetiva literária, histórica, ambiental, científica e estética, de acordo com o nível, ano de escolaridade e especificidade dos alunos. 



Os alunos demonstraram interesse na temática revelando  motivação para a descoberta e aprendizagem do mar nas diferentes componentes.


Parece-nos que a semente está lançada para aprofundarmos saberes e tirarmos partido para realizar aprendizagens ativas e significativas em que o mar, os rios e os oceanos, entidades físicas e concretas, vão surgir animados pela força da palavra e das artes performativas.

A equipa da Biblioteca


Nenhum comentário:

Postar um comentário