terça-feira, 2 de outubro de 2018

Conta-me história - "Dia da Implantação da República"

Queres saber por que é feriado a 5 de outubro?

Litografia alusiva à implantação da República em Portugal



No dia 5 de outubro de 1910 deu-se a implantação da República em Portugal. Esta ação foi levada a cabo por um movimento de cidadãos apoiantes do republicanismo nacional e também pelo Exército.

Estes cidadãos não concordavam que Portugal fosse governado mais pela monarquia, cercam o Palácio Real e obrigam o rei a exilar-se na Inglaterra. Houve resistência em algumas cidades, especialmente no interior do país, mas a força das armas acabou por se impor.

Chefiados por Teófilo Braga, os cidadãos procederam a um golpe de estado, destituíram a monarquia constitucional e implantaram o regime republicano.



proclamação da República foi feita das varandas da Câmara Municipal de Lisboa na manhã do dia 5 de outubro de 1910.


José Relvas proclama a República da varanda da Câmara Municipal

Após a proclamação da República foi criado um governo provisório chefiado por Teófilo Braga. Em agosto de 1911 foi aprovada uma nova Constituição, tendo início a Primeira República Portuguesa.

O primeiro Presidente da República foi Manuel de Arriaga, eleito pelo Parlamento a 24 de agosto de 1911.

Com esta mudança foram alterados alguns símbolos do país como o hino e a bandeira nacional, que passou de azul e branca para verde e vermelha. Foi introduzida também uma nova moeda: o escudo.

A imagem da República é representada pela figura de uma mulher, tendo como inspiração a imagem da Liberdade na obra "A Liberdade guiando o Povo, pintada em 1830 por Eugène Delacroix.



Eugène Delacroix "A Liberdade guinado o Povo"


Comemorações do 5 de Outubro

A implantação da República é celebrada com paradas militares, hasteamento da bandeira e execução do hino nacional na Câmara de Lisboa, discursos do presidente da Câmara e do presidente da República.



Há também imposição de condecorações a civis e entrega de espadas na Academia Militar que são feitas pelo presidente da República. No entanto, os eventos podem sofrer alteração a cada ano.


Fonte das imagens: https://goo.gl/DHt7Qd





Nenhum comentário:

Postar um comentário