domingo, 1 de novembro de 2020

Dia 1 de novembro - "Pão por Deus"

Muito se fala do dia das Bruxas ou do Halloween, em que as crianças batem às portas pedindo treat or tricks (doces ou travessuras), mas em Portugal temos uma tradição muito semelhante e antiga: o Pão por Deus.

O dia 1 de novembro é feriado e intitula-se, na igreja católica, "Dia de Todos os Santos", sendo seguido pelo dia dos fiéis defuntos, a 2 de novembro.

Esta tradição de recordar os santos está na origem da composição do calendário litúrgico, em que constavam, inicialmente, as datas de aniversário da morte dos cristãos martirizados como testemunho pela sua fé.

O Halloween também tem relação com os mortos. No calendário dos antigos celtas, 31 de outubro era a Véspera do Ano-Novo. Os celtas, junto com seus sacerdotes, criam que, na véspera do ano-novo, as almas dos mortos andavam pela terra. Sustentava-se que alimentos, bebidas e sacrifícios podiam apaziguar tais almas e expulsar os maus espíritos.

Em algumas zonas de Portugal, as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos bandos para pedir o pão-por-deus de porta em porta. As crianças quando pedem o pão-por-deus recitam versos e recebem como oferenda: pão, bolos, broas, romãs e frutos secos, colocam dentro dos seus sacos de pano. É também costume em algumas regiões os padrinhos oferecerem um bolo, o Santoro. Em algumas povoações, chama-se, a este dia, o "Dia dos Bolinhos" ou "Dia do Bolinho".

Esta tradição já era registada no século XV. Tem origem no ritual pagão do culto dos mortos, com raízes milenares. Em 1756, também se cumpriu, 1 ano após o terramoto que destruiu Lisboa no 1.º dia de novembro de 1755, em que morreram milhares de pessoas e em que a população da cidade - na sua maioria pobre - ainda mais pobre ficou.

Como a data do terramoto coincidiu com uma data com significado religioso (1 de novembro), de forma espontânea, no dia em que se cumpria o primeiro aniversário do terramoto, a população aproveitou a tradição para desencadear, por toda a cidade, um peditório, com a intenção de manter uma tradição que lembrava os seus mortos.

As pessoas, percorriam a cidade, batiam às portas e pediam que lhes fosse dada qualquer esmola,  mesmo que fosse pão, dado grassar a fome pela cidade. E as pessoas pediam: "Pão por Deus".

Noutras zonas do país, foram surgindo variações na forma e no nome da comemoração.



Com o passar do tempo, o Pão por Deus sofreu algumas alterações, e os meninos que batem de porta em porta podem receber dinheiro, rebuçados ou chocolates.




Nas escolas, as crianças relembram e celebram esta tradição.




A equipa da Biblioteca deseja um bom feriado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário