terça-feira, 9 de junho de 2020

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

No dia 10 de Junho celebra-se em Portugal o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. O feriado nacional assinala ainda o dia da morte do poeta Luís Vaz de Camões, em 1580, autor de "Os Lusíadas".

Imagem ilustrativa

História do Dia de Portugal

Durante o regime ditatorial do Estado Novo de 1933 até à Revolução dos Cravos de 25 de Abril de 1974, o dia 10 de Junho era celebrado como o “Dia da Raça: a raça portuguesa ou os portugueses”. Foi aproveitado para exacerbar as características nacionais. Como Camões foi uma figura emblemática, associada aos Descobrimentos, foi usado como forma de o regime celebrar os territórios coloniais e o sentimento de pertença a uma grande nação espalhada pelo mundo, com uma raça e língua comum.

O 10 de Junho é estipulado como feriado, na sequência dos trabalhos legislativos após a implantação da República a 5 de Outubro de 1910. No decorrer desses trabalhos legislativos, foi publicado um decreto a 12 de Outubro, que definia os feriados nacionais. Alguns feriados foram eliminados, particularmente os religiosos, de modo a diminuir a influência da Igreja Católica e com o objectivo de consolidar a laicização da sociedade.

Até ao 25 de Abril, o 10 de Junho era conhecido como o Dia de Camões, de Portugal e da Raça, este último epíteto criado por Salazar na inauguração do Estádio Nacional do Jamor em 1944. A partir de 1978 este dia fica designado como Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.


Porquê comemorar um povo através da figura de um poeta?

A Professora catedrática Maria Vitalina Leal de Matos, ajuda-nos a responder à questão.

"Camões tem sido e continua a ser assumido como símbolo de Portugal. Sentimo-lo como um de nós, personificando-nos coletivamente.
Um apaixonado, grande amador, sempre insatisfeito, aventureiro, irrequieto, disposto a partir, sempre disposto a começar de novo, tentar a fortuna noutras paragens. Com ele identificamos a aventura das descobertas e a das emigrações (...).
Manifestou uma prodigiosa capacidade de adaptação, oscilando entre uma visão negativa, mas com um orgulho desmedido, esperança e coragem (...).

Como diz o poeta:
Quem quis, sempre pôde…"

Clica na imagem para acederes ao artigo integral.




Este ano as Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas serão assinaladas numa cerimónia simbólica no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.

Considerando que a língua portuguesa “é um elo fundamental” de ligação do país às comunidades portuguesas, o MNE salienta a função do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua como responsável pela coordenação e articulação da política externa do Governo nas áreas da cooperação internacional e da promoção da língua e cultura portuguesas.

Através do instituto, a língua portuguesa é ensinada em 76 países e, em 2019, a rede do ensino de português no estrangeiro abrangeu 1.477 escolas e 70.920 alunos, apenas nos níveis de ensino pré-escolar, básico e secundário.

Para saberes mais, clica na imagem:



A Equipa da Biblioteca Escolar deseja um bom feriado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário