segunda-feira, 1 de junho de 2020

Texto sobre o Dia Mundial da Criança - 1 de junho

Dia Mundial da Criança - um pouco de história...

Hoje publicamos um texto do professor Fernando Nunes,  que subscrevemos inteiramente. 

As crianças significaram, ao longo da existência da Humanidade, a garantia da continuação da espécie. Aliás, em consonância com o que se passava na Natureza.
A conceção e o nascimento de novas crianças garantia a continuação da linhagem familiar. O pai via-se no futuro através do seu filho.
A partir de finais do século XIV, nos meios mais abastados, urbanos, assistimos a uma nova relação entre a sociedade e a criança. Não é tanto uma nova afetividade mas mais uma preocupação e interesse em preservar a vida da criança, vista como um ser cada vez mais individualizado, logo único.

http://twixar.me/rSXn

As primeiras disposições legais de proteção à primeira infância são conhecidas desde o século XVI e davam sinais sobre os direitos que cada um tinha de poder usufruir de uma vida plena, capaz de desenvolver todo o seu potencial de humanidade.


A Convenção Sobre os Direitos da Criança adotada em 20 de novembro de 1989 pela Nações Unidas aparece-nos, assim, como o culminar de um longo processo de reconhecimento da natureza humana, mas que está longe de ter terminado. Além de tudo o mais ainda existem dois países que não ratificaram a Convenção: Estados Unidos da América e Somália. 


Continuamos a assistir, todos os dias, ao martírio de milhares, centenas de milhares de crianças que são escravizadas, exploradas na guerra como soldados, roubando-lhes a sua meninice, fundamental para o desenvolvimento humano, morrem de fome, mendigam… À primeira crise a primeira vítima é uma criança.

https://www.unicef.pt/


O Dia Mundial da Criança, comemorado no dia 1 de junho, é a materialização de uma proposta efetuada pela Federação Democrática Internacional de Mulheres à ONU para que se criasse um dia mundial dedicado a todas as crianças do mundo. 






A ONU iniciou a luta pelos direitos das crianças logo em 1946, quando um grupo de países criou a UNICEF como a estrutura internacional de coordenação e de combate à pobreza e à fome que grassava em todo o mundo e que afeta(va) milhões de crianças em todo o mundo.

Encaremos este dia como um dia de luta e esperança num mundo melhor para as crianças o que é o mesmo que dizer para a Humanidade.




https://cutt.ly/xyLJgMS

A equipa da Biblioteca Escolar deseja que os direitos de todas as Crianças do Mundo sejam uma realidade!


Nenhum comentário:

Postar um comentário