quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Conta-me história... O terramoto de 1755

O Terramoto de 1755 ocorreu no dia 1 de novembro e resultou na destruição quase total de Lisboa, especialmente na zona da Baixa, atingindo ainda grande parte do litoral do Algarve e de Setúbal. 


Foi seguido de um maremoto, que se acredita ter atingido cerca de 20 metros de altura, e de inúmeros incêndios. Este desastre fez certamente mais de 10 mil mortos (algumas estimativas apontam para um número ainda maior) e foi um dos sismos mais mortíferos da história. 

O Terramoto de Lisboa teve um enorme impacto político e socioeconómico na sociedade portuguesa do século XVIII.

O Marquês de Pombal encarregou um grupo de engenheiros portugueses e estrangeiros de traçar um novo perfil para a cidade de Lisboa. Em vez de reconstruir a cidade sobre o traçado antigo, foram desenhadas novas ruas e praças que permitiriam, em caso de um novo terramoto, pontos de fuga e concentração da população. 

Esta intervenção urbanística marcou o que alguns historiadores consideram a pré-história da Europa Moderna.

Os sismólogos estimam que o sismo de 1755 tenha alcançado magnitudes entre 8,7 e 9 na escala de Richter. Após o 1.º de novembro, a eficácia da resposta do Marquês de Pombal (título que lhe foi atribuído em 1770) garantiu-lhe maior poder e influência junto do rei, que aproveitou para consolidar o Absolutismo.


Para mais informações, consulte os vídeos:





    A Equipa da Biblioteca Escolar

    1 de novembro "Dia de Todos os Santos"

    O dia 1 de novembro é feriado e é conhecido, na Igreja Católica, como o "Dia de Todos os Santos", seguido pelo "Dia dos Fiéis Defuntos" a 2 de novembro.

    A tradição de recordar os santos remonta à origem do calendário litúrgico, onde inicialmente se assinalavam as datas de morte dos cristãos martirizados em nome da sua fé. Com o tempo, a celebração evoluiu, abrangendo a recordação de todos os santos e, posteriormente, dos defuntos.

    O Halloween, celebrado na véspera do Dia de Todos os Santos, também está ligado ao culto dos mortos. No calendário dos antigos celtas, 31 de outubro marcava a Véspera de Ano Novo, ocasião em que acreditavam que as almas dos mortos vagavam pela Terra. Os celtas, juntamente com os seus sacerdotes, sustentavam que, na véspera do novo ano, era necessário oferecer alimentos, bebidas e até sacrifícios para apaziguar essas almas e afastar os espíritos malignos.

    Em várias regiões de Portugal, as crianças saem à rua em pequenos grupos para pedir o "pão-por-Deus" de porta em porta. Ao pedir o pão-por-Deus, as crianças recitam versos e, em troca, recebem oferendas como pão, bolos, broas, romãs e frutos secos, que guardam nos seus sacos de pano. Em algumas regiões, os padrinhos oferecem aos afilhados um bolo especial chamado Santoro. Em certas localidades, este dia é conhecido como o "Dia dos Bolinhos" ou "Dia do Bolinho".

    A tradição do pão-por-Deus é já documentada no século XV, tendo raízes no antigo culto pagão dos mortos. Em 1756, um ano após o terramoto que devastou Lisboa no dia 1 de novembro de 1755, esta tradição ganhou novo significado. O desastre causou milhares de mortes e agravou a pobreza generalizada entre a população. Como o terramoto coincidiu com o Dia de Todos os Santos, a população lisboeta, ao assinalar o primeiro aniversário da tragédia, usou a data para organizar um peditório, lembrando os mortos e ajudando os mais pobres.

    Nesse dia, as pessoas percorreram as ruas de Lisboa, batendo às portas e pedindo esmolas, mesmo que apenas fossem pedaços de pão, pois a fome assolava a cidade. Assim, a expressão "Pão por Deus" passou a ecoar nas ruas, simbolizando a necessidade de apoio e a memória dos entes queridos falecidos.

    Noutras regiões do país, surgiram variações tanto nos nomes quanto nas formas de celebração desta tradição.




    A equipa da Biblioteca deseja um bom feriado!

    Halloween - Alunos do 2.º e 3.º ciclo.

    Partilhamos convosco uma apresentação sobre o Halloween, uma tradição multicultural de origem celta e com forte influência inglesa, especialmente direcionada para os alunos do 2.º e 3.º ciclos.

    O Halloween tem uma história rica e fascinante, que remonta a mais de dois mil anos. As suas origens estão ligadas ao festival celta de Samhain, celebrado pelos antigos povos que habitavam o território da atual Irlanda e Reino Unido. Ao longo dos séculos, estas tradições celtas fundiram-se com festividades cristãs, como o Dia de Todos os Santos, transformando-se gradualmente no Halloween que conhecemos hoje — uma data repleta de costumes ligados ao misticismo, aos sustos e à diversão.

    Convidamo-vos a descobrir mais sobre esta tradição e a explorar as suas conexões culturais.

    Esta apresentação resulta de um trabalho colaborativo entre a equipa da biblioteca e as professoras Marta Melo e Inês Gonçalves.

    Clique na imagem e desfrute!


    Todos Juntos Podemos Ler - Halloween em Língua Gestual Portuguesa

    Um vídeo deveras assustador!




    Halloween - Uma tradição multicultural de origem celta com influência inglesa

    Partilhamos convosco uma apresentação no Genially sobre as origens desta tradição. Proporciona verdadeiros momentos de aprendizagem, para além da diversão e surpresa que estão presentes ao longo da apresentação. É o resultado de um trabalho colaborativo entre a equipa da biblioteca e as professoras Lídia Lança e Maria Oliveira.



    Pode clicar na imagem e desfrutar!


    Halloween na nossa Biblioteca - 31 de outubro de 2024

    Durante a próxima semana na Tua Biblioteca!



    Participa e convida a tua família para visitar a exposição!

    domingo, 27 de outubro de 2024

    Dia Nacional das Bibliotecas Escolares

    Para comemorar este dia, preparámos especialmente para ti um conjunto de histórias encantadoras. 







    O conto A Gota com Sede em Língua Gestual Portuguesa


    O conto Sábios como Camelos adaptado com Símbolos SPC.




    Podes ler estas e muitas outras obras na tua biblioteca. Aproveita e desfruta ao máximo!

    Dia Nacional das Bibliotecas Escolares - 28 de outubro

    Em Portugal, o Dia da Biblioteca Escolar celebra-se na quarta segunda-feira do mês de outubro. Hoje, dia 28 de outubro, assinalamos o Dia Nacional da Biblioteca Escolar. Para comemorar esta data especial, convidamos os alunos a escreverem um pequeno texto ou uma frase sobre a sua biblioteca escolar.




    Participa e partilha o que torna a biblioteca escolar um espaço especial para ti!

    Mês Internacional das Bibliotecas Escolares - MIBE

    Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), uma celebração anual das bibliotecas escolares em todo o mundo, uma oportunidade para darem a conhecer o trabalho que desenvolvem e mostrarem que não são apenas um serviço, mas um centro nevrálgico vital nas escolas. A chamada à ação é da IASL (International Association of School Librarianship).Em Portugal, o Dia da Biblioteca Escolar assinala-se na quarta segunda-feira do mês de outubro, em 2024, dia 28/10.

    O mote para este ano é o seguinte: Bibliotecas Escolares: a ligar comunidades!
    Fonte: Rede de Bibliotecas Escolares


    Divulgamos o nosso cartaz, que tem sido trabalhado ao longo do mês de outubro, que se baseia  na  partilha de perspetivas, afetos e emoções. 

    no saber ser, estar e fazer.



    Participa e partilha o que torna a biblioteca escolar um espaço especial para ti!


    quinta-feira, 24 de outubro de 2024

    Todos Juntos Podemos Ler - As emoções em LGP

     Divulgamos o vídeo As emoções, em Língua Gestual Portuguesa, através do filme Divertidamente.



    Sobre o tema, também sugerimos o livro 'O Novelo de Emoções'. Ele está disponível na tua biblioteca!


    Boas leituras!

    domingo, 13 de outubro de 2024

    Aconteceu na Tua Biblioteca - Dia Mundial dos Animais

    Na primeira semana de outubro, celebrámos o Dia Mundial dos Animais com as turmas do 1.º ciclo da Escola Básica de Santiago Maior. Com esta atividade, pretendemos contribuir para promover a cidadania ativa no que se refere ao bem-estar animal.

    Considerando que as datas comemorativas podem ser um recurso valioso para reflexões em sala de aula, no Dia Mundial dos Animais, propusemos a partilha de experiências e conhecimentos sobre este tema, com o objetivo de promover os princípios da Declaração Universal dos Direitos dos Animais.









    Aconteceu na tua Biblioteca.... Vamos aprender sobre proteção e segurança!

    Sessão de segurança com os alunos das turmas do 1.º ano, dinamizada pelo agente superior Bruno, da Equipa Escola Segura. Pretende-se desenvolver uma intervenção promotora da cultura de segurança, fomentando o civismo e a cidadania. São apresentadas histórias de caráter pedagógico e preventivo, cuja principal referência é a figura do Falco, mascote da PSP, que retrata situações quotidianas das crianças.

    Vamos recordar...




    Para aceder à página da Escola Segura, pode clicar na imagem. 




    Não esqueças... faz como diz o Falco!

    segunda-feira, 7 de outubro de 2024

    Dia Nacional dos Castelos

    O Dia Nacional dos Castelos assinala-se, anualmente, a 7 de outubro, desde 1984.



    O objetivo desta data é promover, em todo o país, iniciativas e atividades que visem a reflexão sobre o património fortificado, sendo os castelos testemunhos da memória coletiva dos povos e representam uma importante referência arquitetónica, histórica, cultural e simbólica de um país.

    No Site da Câmara Municipal de Beja pode ler-se que o Castelo é "o monumento mais emblemático da cidade. A sua Torre de Menagem, com quase 40 metros de altura, é considerada por alguns autores como a torre militar mais alta do país.


    Trata-se de uma fortaleza gótica, cuja construção teve início no século XIII, logo após a conquista cristã da cidade, prolongando-se pelos séculos XIV e, possivelmente, XV.
    Destacando-se do conjunto da fortaleza, ergue-se a imponente Torre de Menagem, com quase quarenta metros de altura, considerada por alguns especialistas como uma obra-prima da arquitetura militar gótica europeia.

    Para além do castelo, são ainda visíveis as muralhas que, datando do mesmo período, cercavam a cidade medieval, restando vinte e oito torres e respetivos panos de muralha."

    📷 Imagem de Bildundso por Pixabay


    No caso de não ser possível, deixamos a oportunidade de uma visita "virtual" ao Castelo de Beja. Atreva-se a clicar na imagem.




    Votos de um bom dia!

    A equipa da Biblioteca

    Recomeçar!

    Nos tempos que se avizinham, enfrentaremos desafios que exigirão o melhor de cada um de nós. O tempo não pára; é um fluxo constante. Hoje, precisamos de mais determinação e convicção do que ontem, pois é o presente que estamos a viver.

    Reforçamos a nossa colaboração e o nosso compromisso com os nossos pares, alunos, famílias e com toda a comunidade educativa, de modo a apoiar o processo de ensino e aprendizagem. Vamos esforçar-nos para contribuir de forma significativa, desenvolvendo atividades e projetos que assegurem o sucesso dos nossos alunos e das suas aprendizagens. Continuaremos a trabalhar em rede, transformando desafios em oportunidades.

    Há tanto por fazer!

    Que todos tenhamos um excelente ano!




    Imagem de GraphicMama-team por Pixabay