segunda-feira, 10 de março de 2025

Campanha - Miúdos a Votos - Quais os livros mais fixes

Partilhamos a campanha dos alunos do 3.º C, que defenderam o seu livro preferido e colocaram à prova a sua criatividade através da realização de diversas ações de campanha.




Para aceder, pode clicar nas imagens:









A equipa da biblioteca escolar agradece aos alunos e à professora Carmo, que incentivou e apoiou todo o processo da campanha eleitoral!
Obrigada!

domingo, 9 de março de 2025

Conta-me história... Quem foi Carolina Beatriz Ângelo?

No âmbito do Dia Internacional da Mulher, convidamos-te a conhecer uma das mulheres mais incríveis de Portugal: Carolina Beatriz Ângelo.
Para conheceres esta mulher de referência, que marcou uma viragem no direito ao voto em Portugal, clica na imagem.


Boas leituras!

sábado, 8 de março de 2025

Dia Internacional da Mulher - Mensagem do secretário geral da ONU

Mensagem do secretário geral das Nações Unidas, no âmbito do Dia Internacional das Mulheres: "Quando as portas da igualdade de oportunidades se abrem às  mulheres e meninas, todos ganham (...)"



Dia Internacional da Mulher - 8 de março

                                                  
 História e Significado

O Dia Internacional da Mulher celebra-se a 8 de março e é uma oportunidade para refletir sobre as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres, bem como para reforçar a luta contínua por igualdade de género e justiça. Que este dia seja um símbolo de força, união e esperança para as gerações presentes e futuras.

Qual a origem da data?

Tradicionalmente, acredita-se que a origem do Dia Internacional da Mulher remonta a 8 de março de 1857, quando operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, realizaram uma grande greve. As trabalhadoras ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, incluindo:
Redução da jornada diária para dez horas (numa altura em que se exigiam até 16 horas de trabalho por dia);
Equiparação salarial com os homens (as mulheres recebiam, muitas vezes, apenas um terço do salário dos homens para realizar o mesmo tipo de trabalho);
Tratamento digno no ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com extrema violência. As trabalhadoras foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada, resultando na morte de aproximadamente 130 tecelãs, que morreram carbonizadas.

O legado e os desafios atuais

Mais de um século após este trágico evento, a luta das mulheres por reconhecimento, respeito e igualdade continua a ser um desafio. Ainda hoje, em muitas partes do mundo, as mulheres enfrentam discriminação, desigualdade e falta de oportunidades.

Nos dias de hoje, a luta persiste para que todas as mulheres e meninas possam viver com dignidade, igualdade e com um sorriso nos lábios e felicidade no coração. Que o Dia Internacional da Mulher nos inspire a continuar a construir um mundo mais justo e igualitário para todos.


Para saberes mais... Aqui e aqui.

Votos de um bom dia!
A equipa da biblioteca
   

quarta-feira, 5 de março de 2025

Aconteceu na Tua Bilioteca... Encontro com a autora Filipa Correia

No passado dia 13 de fevereiro, tivemos o prazer de receber na nossa biblioteca a escritora e ilustradora Filipa Correia.

Contámos com o entusiástico apoio dos alunos das turmas do 1.º e 2.º ano, das professoras e dos encarregados de educação, que tornaram este encontro ainda mais especial.

A Filipa encantou-nos com as histórias dos seus livros e com as suas magníficas ilustrações. Tivemos também a oportunidade de a acompanhar na criação de algumas personagens, num momento mágico e cheio de criatividade. O resultado foi surpreendente! Desde a bruxa Eduarda, ao gato Barnabé, passando pelos mochos sabichões que povoam algumas das suas histórias, foi um verdadeiro desfile de imaginação e talento.


Obrigada, Filipa! Volte sempre — a nossa biblioteca estará de portas abertas para si.

Bichinhos de Contos inspiram-se na obra "As Fadas Verdes", de Matilde Rosa Araujo

Os Bichinhos de Contos da turma do 3.º C, inspirados pela apresentação da performance poética dos seus mentores de leitura — os alunos e alunas do IPBeja —, surpreenderam-nos com a leitura e dramatização de alguns poemas da obra As Fadas Verdes, de Matilde Rosa Araújo.





Um agradecimento especial à professora Carmo Gama por transformar os seus alunos em Bichinhos de Contos, cada vez mais ávidos por palavras, livros e leituras.

segunda-feira, 3 de março de 2025

Notícia da revista VEMOS, OUVIMOS e LEMOS - Cor e Alegria no Desfile de Carnaval da Escola de Santiago Maior

As docentes das turmas do 4.º ano do CEST — Emília Silva, Lina Condeça, Maria José Sousa e Teresa Vieira — publicaram uma nova notícia na revista da Escola de Santiago Maior, Vemos, Ouvimos e Lemos.

Para aceder, basta clicar na imagem.



A Equipa da Biblioteca Escolar agradece a participação e o envolvimento!

O Carnaval na Escola Básica de Santiago Maior

O Carnaval foi celebrado com muita alegria na Escola Básica de Santiago Maior. A festa contou com a participação dos alunos do pré-escolar, do 1.º, 2.º e 3.º ciclos, assim como das escolas das freguesias de Santa Vitória, Beringel e Trigaches.

Foi uma verdadeira festa!

Agradecemos à direção da escola, que organizou este fantástico evento.

Para ver o vídeo, basta clicar na imagem.



Bom Carnaval! 🎭✨

Sugestões de leitura - Carnaval

 Como o Carnaval é sinónimo de alegria e boa disposição, deixamos algumas sugestões de leitura para animar estes dias — histórias leves e divertidas, e até poemas que brincam com as palavras.


Quando for grande, não quero ser médico, engenheiro ou professor. (...) Quando for grande, quero ser um brincador.
O brincador é uma coletânea de poemas que tem cativado sucessivas gerações de leitores de todas as idades e integra os poemas de culto de Álvaro Magalhães.


Neste livro, os jogos linguísticos e as derivações da imaginação servem de motivo para escrever contos fantásticos de escaravelhos contadores de histórias, personagens com nomes estranhos e pensamentos com vontade própria.




Fazendo uso do humor,  o livro reúne quatro histórias divertidas e com múltiplos significados: um país onde as pessoas vivem de pernas para o ar, que nos é apresentado por um passarinho chamado Fausto; a vida de um peixinho vermelho que escrevia um livro que a Sara não sabia ler; um Menino Jesus que não queria ser Deus, pois só queria brincar como as outras crianças; um bolo que queria ser comido, mas que não foi, por causa do pecado da gula.


A equipa da Biblioteca Escolar deseja um bom Carnaval!

Conta-me história... O Carnaval / Entrudo

Estamos numa época especial do ano — a altura em que se celebra o Carnaval, também conhecido como Entrudo. Para ficares a saber mais sobre esta festividade, clica no vídeo.