domingo, 5 de janeiro de 2020

Todos Juntos Podemos Ler - Dia Mundial do Braille

A data de 4 de janeiro assinala o nascimento de Louis Braille, o criador do sistema de leitura e de escrita Braille, que permite através do toque, o acesso à linguagem escrita para as pessoas cegas ou com baixa visão.

Imagem ilustrativa

Este sistema de escrita e leitura em relevo, criado por Louis Braille, no início do século XIX, mudou para sempre a história das pessoas com deficiência visual e continua sendo imprescindível até hoje!
Livros, folhetos, medicamentos, cd's, dvd's, são alguns exemplos de produtos com impressão em Braille para permitir a perceção do conteúdo e melhorar a funcionalidade dos indivíduos na sua vida diária e no acesso ao conhecimento. O seu uso permite a comunicação e a partilha de informações importantes, garantindo  competência, independência e igualdade.

Mesmo com o avanço de recursos  digitais,  o braile continua a ser  uma ferramenta indispensável para a educação e inclusão social das pessoas cegas, sendo indispensável, desde muito cedo, na aprendizagem das crianças cegas ou com baixa visão.


Conta-me a história...


"Louis Braille nasceu nos arredores de Paris no início do século XIX. Quando tinha três anos feriu-se numa vista após uma brincadeira mal sucedida com as ferramentas do pai, tendo sofrido uma infecção que o fez ficar cego dos dois olhos. Na escola, sem conseguir ler nem escrever, não progredia. Por isso foi transferido para o Instituto para Cegos de Paris, onde iria permanecer durante toda a sua adolescência.



Em 1821, a visita de um antigo soldado à sua escola tornou-se crucial para o que viria a suceder de seguida. Charles Barbier tinha desenvolvido um sistema de 12 pontos em relevo que permitia aos combatentes comunicarem, em campo de batalha, ou durante a noite, em silêncio. O sistema não tinha sido propriamente um sucesso mas, transformado pelo jovem Braille, seria a base de todo o sistema de comunicação dos invisuais até aos dias de hoje.

Louis reduziu o número de pontos de 12 para 6, e juntou às letras símbolos matemáticos e musicais. Infelizmente, o seu sistema só seria reconhecido alguns anos após a sua morte, em 1852.Louis Braille ficou cegou aos 3 anos de idade e aos 20 anos conseguiu formar um alfabeto com diferentes combinações de 1 a 6 pontos que se alastrou pelo mundo e que ainda hoje é usado como forma oficial de escrita e de leitura das pessoas cegas".

Fonte: http://ensina.rtp.pt/atualidade/dia-mundial-do-braille/

Para saberes mais, consulta o livro na Tua Biblioteca:


"Dediquei-me a criar um sistema que permitisse aos cegos lerem e escreverem como toda a gente. No princípio, muita gente desconfiou desta ideia, mas o passar do tempo e a eficácia da minha invenção deram-me razão. O sistema braille é hoje reconhecido como um sistema de escrita e leitura universal e é utilizado em escolas, nos serviços e na vida quotidiana de milhões de cegos, que assim não estão limitados à audição para acederem à cultura, à ciência, ao pensamento e a todas as outras áreas que a escrita permite."

In: Costa, S. F. Chamo-me Louis Braille. 

Podes saber mais sobre Louis Braille, clicando na imagem:



O Braille é composto por 64 sinais, gravados em papel em relevo. Estes sinais são combinados em duas filas verticais e justapostas, à semelhança de um dominó ao alto. A leitura faz-se da esquerda para a direita.

Em Portugal, destaque-se o papel do Núcleo para o Braille e Meios Complementares de Leitura, no âmbito do Instituto Nacional para a Reabilitação, I. P, que no Dia Mundial do Braille organiza vários eventos para celebrar a efeméride.


A ONU celebra pela primeira vez o Dia Mundial do Braille:
Para conheceres mais sobre esta iniciativa, clica na imagem.


Boas leituras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário