quinta-feira, 22 de abril de 2021

Dia 23 de abril - Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

"A 23 de abril de 1616 perderam-se dois gigantes da literatura mundial, dois precursores cuja obra revolucionaria o estilo de escrita e de conceção da criação literária: Cervantes e Shakespeare. Esta coincidência é a razão pela qual o dia 23 de abril foi escolhido para celebrar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor."
Para a diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, a comemoração do Dia Mundial do Livro é a celebração "das liberdades que os tornam possíveis".




Em 2021, os ilustradores Susana Diniz e Pedro Semeano (dupla conhecida por Adamastor), Menção Especial do Prémio Nacional de Ilustração em 2020, conceberam a imagem do cartaz. Com ele, pretendem mostrar que, um ano após o início da pandemia, é o livro que continua a abrir-nos o espaço de isolamento físico, mas que também permite que o pensamento floresça e seja sempre cada vez mais livre.



Ao evocarmos este dia pretendemos não só promover o prazer da leitura, mas também o respeito pelos livros e pelos seus autores, assim como aludir a obras de referência nas diferentes línguas.


E porque na cadeia do livro todos somos precisos – escritor e ilustrador, editor, tradutor, revisor, designer, gráfica, distribuidora, livraria, mediador, biblioteca e leitor, a 23 de Abril diz-nos qual é o livro que te é mais querido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário