segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Dia Mundial de combate ao "Bullying"

Todos os anos, um pouco por todo o planeta, o mês de outubro é muito importante nesta missão de prevenir e combater o bullying nas nossas escolas.


No dia 20 de outubro assinala-se o Dia Mundial de Combate ao Bullying e, um pouco por todo o mundo, realizam-se inúmeras atividades com vista a sensibilizar e alertar o público em geral, para esta problemática que afeta 1 em cada 4 crianças e jovens em idade escolar.


Usa, neste dia, uma peça de roupa azul para lembrar a necessidade do combate a esta problemática.

Deixamos aqui algumas dicas aos pais para ajudar na saúde psicológica das crianças e dos jovens e evitar a instalação de problemas que poderão estar relacionados com a prática de bullying relativamente aos seus filhos.


Atenção: Não é para alarmar, mas os pais devem estar atentos a alguns sinais, sobretudo se eles forem reincidentes:


Procure passar algum tempo a conversar com o seu filho e tente saber como lhe correu o dia. Se já tentou fazer esta pergunta e só recebeu um “bem” como resposta, não desista. Faça perguntas sobre as várias atividades ou momentos do dia, por exemplo:
 “O que é que mais/menos gostaste de fazer hoje?”, 
“Ao que é que brincaste no intervalo da tarde?” ou
 “A tua Professora hoje estava bem-disposta?”. 
E fale sobre o seu dia também, tornando o diálogo aberto com o seu filho um hábito.



No caso dos seus filhos relatarem episódios em que se sentem humilhados, discriminados... repetidamente, fale com o professor titular da turma do seu filho, com o diretor de turma ou com a psicóloga da Escola.


Esteja atento a sinais de bullying. O bullying é um comportamento intencionalmente agressivo e humilhante, que ocorre repetidamente e que pode incluir ameaçar, espalhar boatos, atacar alguém fisicamente (bater, arranhar, cuspir, roubar ou partir objectos) ou verbalmente (chamar nomes, provocar, dizer às outras crianças para não serem amigas de uma delas, fazer troça) ou excluir alguém do grupo propositadamente.

Não esqueça: A prevenção é indispensável para travar o problema.

Encoraje o seu filho a expressar os seus sentimentos, a dizer “não” quando se sente desconfortável ou pressionado, a não reagir com violência, mas a abandonar as situações em que se sinta em perigo e a pedir ajuda.



Sobre esta matéria, divulgamos um pequeno vídeo da APAV, de carácter preventivo, informativo e formativo que incentiva à capacidade de dizer “não”.





A APAV desde sempre colaborou e assegurou iniciativas de caráter preventivo, informativo e formativo considerando a temática do bullying – violência entre pares no contexto escolar, quer no âmbito de projetos promovidos pela APAV, quer correspondendo a pedidos efetuados por parte das Escolas e Associações de Estudantes.




Lembramos ainda que, no nosso Agrupamento, através da Associação Sementes de Vida, com o apoio da autarquia de Beja, da CPCJ, dos Agrupamentos e muitas outras entidades locais e regionais, está a ser assinado este dia através da realização de inúmeras atividades.


Divulgamos e incentivamos, neste espaço, a necessidade de participação nestas iniciativas e, lembremo-nos, em qualquer momento da nossa vida, podemos ser vítimas desta problemática, por isso devemos combate-la para garantirmos a estabilidade mental e emocional dos nossos alunos e alunas.


O filme de animação que se segue "Daisy Chain" pode ser um veículo para os pais abordarem o assunto do bullying com os seus filhos, independente da suspeita que as suas crianças possam ser as vítimas ou agressores.




Nenhum comentário:

Postar um comentário