domingo, 15 de novembro de 2015

Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa

A lingua gestual portuguesa (LGP) foi reconhecida enquanto língua da comunidade surda portuguesa pela Constituição da República em 1997, a 15 de novembro, data em que se assinala o dia nacional.


Em Portugal, a Língua Gestual Portuguesa (LGP), nasceu na primeira escola de surdos, em 1823, na Casa Pia de Lisboa, tendo tido como primeiro educador um sueco que de lá trouxe o alfabeto manual. Apesar de não se notarem semelhanças ao nível do vocabulário, o alfabeto da LGP e o da língua gestual sueca (Svenskt teckenspråk) continuam a revelar a sua origem comum.

O alfabeto manual (ou alfabeto gestual, ou dactilologia) só é utilizado, ocasionalmente, quando há a necessidade de dizer um nome próprio de alguém ou o nome de uma localidade ou uma palavra que não se conhece. Regra geral, na comunicação, os surdos não sentem grande necessidade de recorrer ao alfabeto manual, uma vez que os conceitos têm todos gestos correspondentes.


Para que os alunos surdos comuniquem com os ouvintes é muito importante aprenderem a LGP desde muito cedo.
É preciso que os ouvintes interajam e mostrem interesse em comunicar através do sistema visual, para evitar barreiras de comunicação e construir uma sociedade mais inclusiva.

 
Na nossa escola estamos cada vez mais motivados a aprender a língua natural de alguns dos nossos colegas.



Durante esta semana as docentes  e terapeutas da Unidade de Apoio a Crianças e Jovens Surdos desenvolveram, na biblioteca escolar,  atividades  de sensibilização à LGP, através de histórias, jogos e aprendizagem de alguns gestos. 

 
Relembramos aqui alguns materiais que temos vindo a construir, em parceria com a Unidade de Apoio e Crianças e Jovens Surdos, no âmbito do projeto: "Todos Juntos podemos Ler".
Para aceder, basta procurar no separador Recursos (histórias, guiões,filmes e jogos) e fazer o  download. Aqui damos alguns exemplos:



http://bibliotecasantiagomaioragr1.blogspot.pt/p/recursos.html



 


Para este dia especial, deixamos  ainda uma sugestão de leitura:





Para conheceres melhor como nasceu este livro, os seus autores e colaboradores, assim como um pouco desta história maravilhosa vê e ouve com atenção.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário