sábado, 2 de janeiro de 2016

Ano Novo - Algumas curiosidades sobre a sua origem

A mudança de ano dá motivação às pessoas para melhorarem alguns dos seus hábitos e renovarem a sua vida.


Existem rituais e tradições que acabam por unificar esta festa, tornando-a universal em torno da esperança comum a todos de que o novo ciclo que se inicia é sempre melhor do que aquele que acabou de se encerrar e que a prosperidade, saúde, amor e paz são os desejos mais valorizados e pretendidos.

As celebrações do Ano Novo, também conhecidas como Réveillon, são festejadas em diferentes datas devido à adoção de diferentes maneiras de contar o tempo pelos diversos povos ao longo dos séculos.

O Ano Novo ocorre no dia primeiro de janeiro, mas essa data só se consolidou na maioria dos países há apenas 500 anos.
Dos calendários babilónicos de 2.800 a.C. até ao calendário gregoriano, a festa do ano novo mudou muitas vezes de dia.

A primeira data conhecida foi o festival de Ano Novo ocorrido na Mesopotâmia, por volta de 2000 a.C. A festa começava na ocasião da Lua Nova, indicando o equinócio da primavera . Os primeiros calendários utilizados pelo homem eram balizados pelos ciclos da natureza, orientados pelas fases da lua, tendo como principal função organizar a agricultura, identificando as melhores épocas para plantar e colher. Assim, o ano novo era comemorado a 25 de março data que marcava a chegada da primavera.



Os assírios, persas, fenícios e egípcios comemoravam o Ano Novo a 23 de setembro, enquanto que os gregos o celebravam entre os dias 21 ou 22 do mês de dezembro.

Os romanos foram os primeiros a estabelecer que o ano novo começava no dia 1 de março, sendo depois trocado para 1 de janeiro em 153 a. C.



Em 1582 a Igreja consolidou essa escolha, quando adotou o calendário gregoriano com base no calendário Juliano (romano), e é com base na civilização romana que contamos os dias, meses e anos tal como os conhecemos hoje.


Com a expansão da cultura ocidental para muitos outros lugares do mundo, o calendário gregoriano foi adotado por muitos outros países como o calendário oficial e a data de 1 de janeiro tornou-se global para se comemorar o ano novo.
Ainda assim, até hoje, alguns povos e países comemoram o Ano Novo em datas diferentes – como a China, que gosta de celebrar entre o fim de janeiro e começo de fevereiro. A comunidade judaica também tem outro calendário: a festa ocorre em meados de setembro ao início de outubro. Para os 
islâmicos, o Ano Novo é celebrado em meados de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário