quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Dia Internacional de Memória das Vítimas do Holocausto


“ O racismo é relacional e sofre alterações com o tempo, não podendo ser compreendido na sua totalidade através do estudo segmentado de breves períodos temporais, de regiões específicas ou de vítimas sobejamente conhecidas– negros ou judeus, por exemplo.”    
                                    Francisco Bethencourt, Racismos. Das Cruzadas ao século XX                                                                                                                                      
No dia vinte e sete de Janeiro evocamos a memória dos que sofreram a morte e a tortura nos campos de concentração alemães.
  

Esta evocação não deve servir para, através de um exercício memorialístico e de ligação afetiva às vítimas, esquecermos as condições históricas que permitiram que tal acontecesse.

Nas evocações há a tentação para vermos neste acontecimento algo que foi perpetrado por uns quantos lunáticos, quais monstros, e que, por conseguinte, o exorcismo praticado nestes
dias será o suficiente para que não volte a acontecer. Acontece que está a acontecer! Nós, as pessoas “normais”, sem patologias nem radicalismos, somos os fazedores destes acontecimentos. Ontem e hoje.
A consciencialização das nossas ações torna-se, assim, um imperativo e isso só é possível com o conhecimento das circunstâncias históricas em que pessoas "normais" participaram nesta matança.
O conhecimento histórico permitiria, talvez, que hoje não assistíssemos às perseguições e genocídio de populações, como acontece(u) na Sérvia, na Turquia ou na Síria, para não falar da nossa responsabilidade como Europeus, das mortes no Mediterrâneo.
Os sentimentos pessoais, de identificação com as vítimas, que se pretende com esta evocação, só pode ter significado se se transmutar em ação política, não permitindo que se criem situações económicas e sociais suscetíveis de exacerbar a repulsa pelas minorias, que nos servem como bodes expiatórios.

Leituras recomendadas:




O Professor Fernando Nunes

Outras obras que podes encontrar na tua biblioteca:







Nenhum comentário:

Postar um comentário