sexta-feira, 8 de julho de 2016

A importância da criança brincar...

Chegaram as férias!
Lembramos  os pais e as famílias sobre a importância do "brincar" como algo indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança.

 

 
A criança que brinca é mais equilibrada e aprende melhor!

Recordando o especialista Eduardo Sá...
 
"Brincar é o “aparelho digestivo” do pensamento. Liga a imaginação com tudo o que se aprende. Quem não brinca imita, repete, fabula, falseia ou finge. Mas zanga-se, sem redenção, com o aprender!

"Brincar é uma sabedoria que nunca se detém: inventa-se, descobre-se, deslinda-se, desvenda-se. Brincar é confiar: no desconhecido, no que se brinca, com quem se brinca. Crianças sossegadinhas são brinquedos à espera dos pais para brincar." 

 
 
Através do brincar, as crianças mostram o seu interior, diminuem ansiedades, expressam emoções, medos, mostram a forma como compreendem o mundo, colocam questões, lançam dúvidas, constroem sentidos... envolvem-se numa troca social e afetiva riquíssima.

A Fundação Abrinq apresenta-nos 10 motivos sobre a importância do brincar, porque brincar é um direito fundamental para o desenvolvimento da criança, garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.


 
Nestas férias, a equipa da biblioteca deseja a Todas as crianças muitos sorrisos e muitas brincadeiras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário