sábado, 4 de fevereiro de 2017

Formação de utilizadores na biblioteca de Beringel

À semelhança do que aconteceu com as turmas da Biblioteca de Santiago Maior, também os alunos do jardim de infância e do 1.º ciclo de Beringel tiveram formação, com o objetivo de aprenderem a utilizar a biblioteca com prazer, responsabilidade e de forma o mais autónoma possível.



Através de sessões de formação de utilizadores pretendemos dar a conhecer, a professores e alunos, as regras de utilização deste espaço, a forma como a informação está organizada, fomentar o gosto pelo seu uso e utilização e ainda dar a conhecer algumas ferramentas da web2.0.

Apresentámos a forma de organização dos documentos - CDU.


A Classificação Decimal Universal (CDU) - Esquema internacional de classificação de documentos que se baseia no conceito de que todos o conhecimento pode ser dividido em 10 classes principais, numa hierarquia decimal, partindo do geral para o específico. 


Conhecendo este tipo de classificação, desde muito cedo, os alunos estarão mais aptos a utilizar qualquer biblioteca em qualquer local, contribuindo para a sua autonomia e enriquecendo as suas escolhas e opções de leitura.

 Explorámos, também, alguns recursos do blogue das bibliotecas.



No final, assistimos à apresentação do poema "Romance das meninas casadoiras", in "Poemas da Mentira e da Verdade" de Luísa Ducla Soares.




A Equipa da Biblioteca deseja boas leituras e muitas descobertas na Tua bibllioteca!

Um comentário: