segunda-feira, 1 de maio de 2017

Feriado 1.º de maio - Dia do Trabalhador


Todos os anos, no dia 1 de Maio, comemora-se, em todo o mundo, o Dia do Trabalhador. 

A história deste dia é uma história coletiva que envolveu trabalhadores de diferentes países. 
A sua origem remonta ao século. XIX, mais exatamente ao dia 1 de maio de 1886, em que milhares de trabalhadores de Chicago (EUA) se juntaram nas ruas para protestar contra as más condições de trabalho. Nessa época, os trabalhadores chegavam a trabalhar entre 12 e 18 horas por dia.
Esta manifestação foi reprimida pelas forças de segurança e acabou de forma violenta com a morte de alguns manifestantes.

O massacre de Haymarket, em Chicago, 1886, apesar de ter ocorrido em 4 de maio é considerado marco fundador do 1º de Maio como Dia Internacional do Trabalho

Atendendo a este acontecimento marcante, em 1889, o Congresso Internacional em Paris decidiu que o dia 1 de maio passaria a ser o Dia do Trabalhador, em homenagem aos "mártires de Chicago".
A iniciativa foi de Raymond Lavigne, um militante socialista belga, na seguinte moção: 

“Será organizada uma grande manifestação internacional com data fixa, de modo que,em todos os países e em todas as cidades ao mesmo tempo, no mesmo dia marcado, os trabalhadores intimem os poderes públicos a reduzir legalmente a jornada de trabalho a oito horas e a aplicar as outras resoluções do Congresso Internacional de Paris.”
Imagem Ilustrativa

Em Portugal, só depois da revolução do 25 de abril de 1974, é que se passou a comemorar publicamente o Dia do Trabalhador.

Para saberes mais clica na imagem:


A Equipa da biblioteca deseja um bom feriado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário