domingo, 28 de janeiro de 2018

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

No dia 27 de janeiro evoca-se o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Passados 73 anos sobre a libertação do campo de concentração de Auschwitz ,  lembramos as palavras de António Guterres, secretário-geral da ONU, ao referir a associação entre a  "Lembrança do Holocausto e Educação: Uma Responsabilidade  Partilhada". A ideia é destacar a dimensão universal do Holocausto e incentivar a educação sobre a tragédia para que as futuras gerações rejeitem firmemente todas as formas de racismo, violência e antissemitismo.


De acordo com a Organização das Nações Unidas, o Holocausto foi um ponto de viragem  na história da humanidade, que levou o mundo a dizer "nunca mais". A resolução que instituiu o Dia Mundial em Memória das Vítimas do Holocausto traz a lembrança dos crimes passados com o objetivo de preveni-los no futuro.



Se queremos preservar a Humanidade e promover a tolerância e os valores universais, não podemos esquecer…
Imagem simbolizando um campo de concentração




Judeus húngaros aguardam transporte para campo de concentração em 1944


Este é um dia de lembrança em nome dos milhões de vítimas provocadas pelo genocídio cometido pelos nazistas e seus adeptos que perseguiu grupos específicos como comunistas, ciganos, homossexuais, deficientes físicos e mentais, e, maioritariamente, judeus. Ceifou a vida de milhões de judeus durante a II Guerra Mundial e estima-se que 1,5 milhões eram crianças e 6 milhões, judeus.

A data de 27 de janeiro foi escolhida para a celebração deste dia por possuir um significado especial: foi a 27 de janeiro de 1945 que teve lugar a libertação do principal campo de concentração nazi (Auschwitz) pelas tropas da União Soviética.
Entrada para Auschwitz

Lembramos que o Dia Internacional em memória das vítimas do Holocausto foi criado por ação da Assembleia Geral das Nações Unidas, pela Resolução 60/7, de 1 de dezembro de 2005.






Com vista a promover a educação sobre este tema, assinalando o imperativo de manter viva a memória do Holocausto, a Biblioteca Escolar de Santiago Maior assinala o momento através da atividade "Retalhos da História" e, durante a próxima semana, os alunos do 9.º ano, na disciplina de História, com a professora Paula Mendes, poderão visualizar o filme: " O Pianista". Trata-se de um filme de 2002 realizado por Roman Polanski e interpretado por Adrien Brody









Não podemos esquecer...

A equipa da Biblioteca Escolar de Santiago Maior

Nenhum comentário:

Postar um comentário