Litografia
alusiva à implantação da República em Portugal |
No dia 5 de outubro de 1910 deu-se a implantação da República em Portugal. Esta ação foi levada a cabo por um movimento de cidadãos apoiantes do republicanismo nacional e também pelo Exército.
Estes cidadãos não concordavam que Portugal fosse governado mais pela monarquia, cercam o Palácio Real e obrigam o rei a exilar-se na Inglaterra. Houve resistência em algumas cidades, especialmente no interior do país, mas a força das armas acabou por se impor.
Chefiados por Teófilo Braga, os cidadãos procederam a um golpe de estado, destituíram a monarquia constitucional e implantaram o regime republicano.
A proclamação da República foi feita das varandas da Câmara Municipal de Lisboa na manhã do dia 5 de outubro de 1910.
José Relvas proclama a República da varanda da Câmara Municipal
Após a proclamação da República foi criado um governo provisório chefiado por Teófilo Braga. Em agosto de 1911 foi aprovada uma nova Constituição, tendo início a Primeira República Portuguesa.
O primeiro Presidente da República foi Manuel de Arriaga, eleito pelo Parlamento a 24 de agosto de 1911.
Com esta mudança foram alterados alguns símbolos do país como o hino e a bandeira nacional, que passou de azul e branca para verde e vermelha. Foi introduzida também uma nova moeda: o escudo.
A imagem da República é representada pela figura de uma mulher, tendo como inspiração a imagem da Liberdade na obra "A Liberdade guiando o Povo, pintada em 1830 por Eugène Delacroix.
Eugène Delacroix "A Liberdade guinado o Povo"
Comemorações do 5 de Outubro
A implantação da República é celebrada com paradas militares, hasteamento da bandeira e execução do hino nacional na Câmara de Lisboa, discursos do presidente da Câmara e do presidente da República.
Há também imposição de condecorações a civis e entrega de espadas na Academia Militar que são feitas pelo presidente da República. No entanto, os eventos podem sofrer alteração a cada ano.
Fonte das imagens: https://goo.gl/DHt7Qd;
Nenhum comentário:
Postar um comentário