sábado, 1 de dezembro de 2018

Conta-me história...1 de dezembro de 1640

A Restauração da Independência em Portugal comemora-se anualmente no dia 1 de dezembro, sendo que esta comemoração foi retomada como um feriado em 2016.

A Restauração da Independência é a designação dada ao golpe de estado revolucionário ocorrido a 1 de dezembro de 1640, chefiada por um grupo designado de "Os Conjurados", que  invadiram o Paço Real e aclamaram D. João, duque de Bragança, como rei de Portugal.

D. João IV a ser aclamado rei

A Restauração da Independência foi o culminar de um período de grande descontentamento por parte da população portuguesa que não estava satisfeita com a união ibérica, entre Portugal e Espanha. A união ibérica originou problemas à população portuguesa, com sobrecarga de impostos e envolvimento de Portugal nos conflitos de Espanha.

Com a morte do jovem D. Sebastião na batalha de Alcácer-Quibir, Portugal enfrentou um problema de sucessão. Após o insucesso do Cardeal D. Henrique no comando da monarquia, Portugal foi regido por três reis D. Filipes de Espanha, durante 60 anos, período que ficou conhecido por Domínio Filipino.
O período de Restauração teve base no apoio de nobres e aristocratas, que se vinham organizando desde 1638 contra as políticas de descentralização e neutralização, administradas pelo duque de Olivares.
O fim à monarquia dual da dinastia filipina só  terminou com o Tratado de Lisboa em 1668.





Para mais informações, clica aqui.

A equipa da biblioteca deseja um bom feriado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário