sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Sou Asas - História em LGP

No âmbito das atividades do "Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa, os docentes de LGP interpretaram a história “Sou Asas”, da autora Marta Morgada,  e fez sucesso na biblioteca escolar. 


Os alunos foram convidados a conhecerem a história de uma menina surda, que cresceu numa escola de ouvintes e nunca aprendeu a língua gestual. No 5º ano, ao mudar para uma escola de surdos, percebeu que, no mundo dos Surdos, todos têm um nome gestual - e que ela também terá. Este é o momento em que a menina renasce para uma nova identidade e para uma nova imagem de si própria.



Com esta história aprendemos que os nomes gestuais têm um forte simbolismo. Como diz Marta Morgado, podem ser atribuídos a partir de traços físicos marcantes ou ter como base a primeira letra do nome ou o gesto para o primeiro nome. Podem ainda ser uma característica da personalidade ou até mesmo um hábito.



As crianças surdas são naturalmente batizadas pelos seus colegas surdos. Os ouvintes que contactam com surdos também acabam por ter um nome gestual. Faz parte da cultura surda esta forma visual de apreender o mundo e de o representar. 

Este livro pode ser facilmente compreendido por crianças surdas e ouvintes. 


No final da história surgiu um momento muito especial. Os docentes de LGP ofereceram um marcador de livro com "mãozinhas", para lembrar este dia e motivar para a aprendizagem da língua e da cultura surda.











Obrigada pela participação e envolvimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário