sábado, 16 de novembro de 2019

Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa - 15 de Novembro



Escola Básica de Santiago Maior
15 de Novembro marca o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa.

Falar com as mãos, comunicar, apelar aos sentidos, celebrar a Língua Gestual Portuguesa como uma Língua de comunicação, é o objetivo deste dia.

Atividades na Biblioteca da Escola Básica de Santiago Maior
A Língua Gestual Portuguesa (LGP) foi reconhecida enquanto língua da comunidade surda portuguesa pela Constituição da República em 1997, a 15 de novembro, data em que se assinala o Dia Nacional da Linguagem Gestual Portuguesa.

A Comissão para o reconhecimento e proteção da Língua Gestual Portuguesa e defesa dos direitos das pessoas surdas foi criada, também, a 15 de novembro.

Para celebrar uma data tão importante, na nossa Biblioteca, realizámos várias atividades e preparámos algumas surpresas. As turmas do 1.º A e do 2.º C colaboraram connosco e a professora de LGP,  Raquel Lapa, dinamizou as atividades.

Biblioteca do 1.º ciclo

Parabéns à LGP

O alfabeto em LGP

Proposta de títulos em LGP

Disponibilizamos, ainda, o Dicionário de Língua Gestual Portuguesa que a Porto Editora editou online, através do Portal Infopédia.
Aqui, podes fazer pesquisas de palavras e expressões, escrevendo-as numa caixa de busca, desencadeando um vídeo que explica como estas se "traduzem" em língua gestual.

Clica na imagem para aceder:


“O Jogo das Cores” em LGP.


"Makeap" em Língua Gestual portuguesa - Interpretação dos Agir



Mais informação em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário