A 1 de dezembro de 1640 a dinastia espanhola dos Filipes chegou ao fim após 60 anos de domínio do reino de Portugal. Esse período ficou conhecido como União Dinástica. Se num primeiro momento portugueses e espanhóis reconheciam que, apesar de serem reinos autónomos, estavam unidos pelo governo do mesmo rei. A partir de 1598, durante os reinados de Filipe III e IV (II e III de Portugal), o descontentamento crescia na população portuguesa. Por todo o reino de Portugal revoltas populares e motins, o mais conhecido por “Revolta do Manuelinho”, foram acontecendo mas só no dia 1 de dezembro a tão desejada Restauração da Independência aconteceu.
"A reconquista da independência"
Na manhã desse dia, 120 conspiradores tomaram de assalto o Paço da Ribeira, em Lisboa, e aclamaram D.João, duque de Bragança, como rei de Portugal, com o título de D.João IV.
"A liderança da conspiração"
Foi do balcão do Paço que foi proclamada a coroação do Duque de Bragança, futuro D. João IV, e foi também dali que foi ordenado o cerco à guarnição militar do Castelo de S. Jorge e a apreensão dos navios espanhóis que se encontravam no porto.
Paço da Ribeira
Espanha não aceitou a restauração da Independência de Portugal .Até ao final de 1640 todas as praças, castelos e vilas com alguma importância tinham declarado a sua fidelidade aos revoltosos. A restauração da independência só seria reconhecida pelos espanhóis 27 anos depois, com a assinatura do Tratado de Lisboa, em 1668.
Reconquistar a liberdade - Ato patriótico
Para saberes mais sobre D. João IV podes clicar na imagem.
Fonte:https://ensina.rtp.pt/artigo/a-restauracao-de-1640/
Fontes das imagens: https://images.app.goo.gl/9A3gcBYfEYHFSLSJ9;
https://ogatoalfarrabista.wordpress.com/2013/12/01/a-historia-de-portugal-em-bd-6/
https://ogatoalfarrabista.wordpress.com/2013/12/01/a-historia-de-portugal-em-bd-6/
A equipa da biblioteca deseja um bom feriado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário