O Dia Internacional dos Direitos Humanos é celebrado anualmente a 10 de dezembro.
A data visa homenagear o empenho e dedicação de todos os cidadãos defensores dos direitos humanos e colocar um ponto final a todos os tipos de discriminação, promovendo a igualdade entre todos os cidadãos.
"A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) foi redigida por representantes de cada região do mundo e foi proclamada pela Assembleia Geral da ONU, em Paris, a 10 de dezembro de 1948, como um padrão comum de realizações para todos os povos e todos nações. Ele define, pela primeira vez, os direitos humanos fundamentais a serem protegidos universalmente e foi traduzido para mais de 500 idiomas.
Disponível aqui.
Quando a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) foi elaborada após as atrocidades da Segunda Guerra Mundial, a atmosfera global era muito diferente da atualidade. Houve, então, um espírito de solidariedade e apoio aos princípios de liberdade, justiça e paz para todos os membros da família humana, que sustentou a DUDH.
No mundo de hoje esses princípios estão a ser enfraquecidos e ameaçados".
A Amnistia Internacional lançou um conjunto de manuais que disponibiliza numa nova área do seu site, dedicada à Educação para os Direitos Humanos (EDH).
Para aceder a este recurso educativo, para promover a defesa dos direitos humanos, pode clicar na imagem:
Para saberes mais, podes consultar o link:
Nenhum comentário:
Postar um comentário