quinta-feira, 10 de junho de 2021

10 de Junho- Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas



No dia 10 de junho celebra-se em Portugal o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Feriado nacional, esta data presta homenagem ao grande poeta Luís Vaz de Camões, autor d´Os Lusíadas, a maior obra épica de Portugal, que faleceu no dia 10 de junho de 1580.

Do programa do Dia de Portugal fazem parte muitas atividades, como desfiles, demonstrações militares, e entregas de medalhas de mérito, por exemplo. Este ano, as comemorações tiveram lugar no arquipélago da Madeira, na cidade do Funchal.

Este é considerado também o dia da Língua Portuguesa e do cidadão nacional.
História do Dia de Portugal

Durante o regime ditatorial do Estado Novo de 1933 até à Revolução dos Cravos de 25 de abril de 1974, o dia 10 de junho era celebrado como o "Dia da Raça: a raça portuguesa ou os portugueses".

Após a revolução do 25 de abril de 1974, que marcou o fim do regime ditatorial do Estado Novo, a celebração do dia passou a prestar homenagem a Portugal, a Camões e às Comunidades Portuguesas.

Neste dia o Presidente da República e altas individualidades do Estado participam em cerimónias de comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que decorrem em cidades diferentes todos os anos. Anualmente são distinguidas novas individualidades pelo seu trabalho em nome da nação.

Clica na imagem e saberás mais sobre esta comemoração.


Podem ainda ouvir um dos poemas de Camões cantado . 




Fontes: https://www.vortexmag.net/
https://www.calendarr.com/portugal/dia-de-portugal/


Votos de um bom feriado! A equipa da Biblioteca

Nenhum comentário:

Postar um comentário