quinta-feira, 5 de maio de 2022

Dia Mundial da Língua Portuguesa


Um pouco de história...

A data de 5 de Maio foi oficialmente estabelecida em 2009 pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) - uma organização intergovernamental, parceira oficial da UNESCO desde 2000, que reúne os povos que têm a língua portuguesa como um dos fundamentos da sua identidade específica - para celebrar a língua portuguesa e as culturas lusófonas. Em 2019, a 40ª sessão da Conferência Geral da UNESCO decidiu proclamar o dia 5 de Maio de cada ano como "Dia Mundial da Língua Portuguesa".

O português é uma das cinco línguas maternas mais faladas do mundo: são mais de 290 milhões de falantes, estimando-se que, no final do século, este número possa atingir os 487 milhões.

Pedimos  a vossa atenção para a visualização e audição do vídeo que se segue, onde o presidente do Instituto Camões enaltece a importância da Língua Portuguesa no mundo.


                     

Celebra-se assim, nesta data, os falantes de português no mundo, designadamente os pensadores, os artistas, os escritores, os leitores que diariamente se inventam em português. Com palavras.

As palavras são boas. As palavras são más. As palavras ofendem. As palavras pedem desculpa. As palavras queimam. As palavras acariciam. As palavras são dadas, trocadas, oferecidas, vendidas e inventadas. As palavras estão ausentes. Algumas palavras sugam-nos, não nos largam: são como carraças: vêm nos livros, nos jornais, nos «slogans» publicitários, nas legendas dos filmes, nas cartas e nos cartazes. As palavras aconselham, sugerem, insinuam, ordenam, impõem, segregam, eliminam. São melífluas ou azedas. O mundo gira sobre palavras lubrificadas com óleo de paciência. Os cérebros estão cheios de palavras que vivem em boa paz com as suas contrárias e inimigas. Por isso as pessoas fazem o contrário do que pensam, julgando pensar o que fazem. Há muitas palavras.

José Saramago, Deste Mundo e do Outro

Ainda a propósito das palavras, propomos a leitura do poema "O limpa- palavras e outros poemas" de Álvaro Magalhães.



Alertamos ainda para as sugestões de leitura propostas pelo plano Nacional de Leitura.
 Convidamos-vos a clicar na imagem, para terem acesso às mesmas.


Boas aprendizagens!
A equipa da Biblioteca Escolar

Nenhum comentário:

Postar um comentário