domingo, 23 de abril de 2017

Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor

Hoje celebra-se o Dia Mundial do Livro!


"O Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor foi instituido pela UNESCO em novembro de 1995, procurando fomentar o gosto pela leitura e, simultaneamente, respeitar a obra daqueles que, pela escrita, têm contribuído para o progresso social e cultural da Humanidade."
Luísa Ducla Soares, 2017

A opção pelo dia 23 de abril tem a ver com a data em que nasceu e morreu William Shakespeare - foi também a 23 de abril de 1616 que faleceu Miguel de Cervantes e a 23 de abil de 1899 nasceu Vladimir Nabokov.
Em 2017 a Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) decidiu associar esta comemoração à dos 150 Anos da Abolição da Pena de Morte em Portugal,  pelo que o cartaz da autoria de Cristina Sampaio com o tema "Faça da leitura uma causa de vida", ilustra bem este propósito associando a importância da leitura ao exercício de uma cidadania plena e ao desenvolvimento económico e social de um país.

http://www.dglb.pt/sites/DGLB/Portugues/noticiasEventos/Paginas/DIA-MUNDIAL-DO-LIVRO-2017.aspx
Este ano, esta data também é assinalada pela cerimónia de apresentação pública da nova etapa do Plano Nacional de Leitura para 2017-2027, que decorrerá na Biblioteca Almeida Garret, no Porto.


Neste dia, deixamos uma animação da obra "Se eu fosse um livro" de José Jorge Letria e ilustração de André Letria (existe na tua biblioteca).
"Se eu fosse um livro" fala desse objeto mágico e cativante que pode mudar uma vida, como se o mundo à nossa volta se transformasse por influência do que estamos a ler.



Aconselhamos a leitura deste artigo de Luisa Ducla Soares sobre a temática.
 


 
 
 

Boas leituras!
A equipa das Bibliotecas Escolares

Nenhum comentário:

Postar um comentário