terça-feira, 24 de março de 2020

Equinócio da Primavera 2020

Significa "noites iguais", ou seja ocasiões em que o dia e a noite duram o mesmo tempo, a palavra equinócio vem do latim, provindo de aequus (igual) e nox (noite). Ao medir a duração do dia, considera-se que o nascer do sol é o instante em que metade do círculo solar está acima do horizonte, e o pôr do sol (crepúsculo ou ocaso) o instante em que o círculo solar está metade abaixo do horizonte. Com esta definição, o dia e a noite durante os equinócios têm igualmente 12 horas de duração.

Os equinócios ocorrem nos meses de março e setembro, quando definem mudanças de estação. Em março, o equinócio marca o início da primavera no hemisfério norte e do outono no hemisfério sul. Em setembro ocorre o inverso, o que significa que o equinócio marca o início do outono no hemisfério norte e da primavera no hemisfério sul.(...)




https://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/2017-09-22/equinocio-primavera.html

O equinócio acontece duas vezes por ano, tal como o solstício que, por sua vez, marca o início do verão e do inverno.


Este ano, o Equinócio da Primavera ocorreu no dia 20 de março às 03:50 horas. Este instante marcou o início da Primavera no Hemisfério Norte. Esta estação prolonga-se por 92,789 dias até ao próximo Solstício, este que ocorre no dia 20 de junho às 22:44 horas. Os instantes estão referenciados à hora legal de Portugal continental e Região Autónoma da Madeira.
Na Região Autónoma dos Açores o Equinócio da Primavera ocorre no dia 20 de março às 02:50 horas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário