terça-feira, 15 de novembro de 2016

Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa

O Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa comemora-se a 15 de Novembro.



Neste dia, no ano de 1997, após uma longa e árdua luta da Comissão para a Defesa da Língua Gestual Portuguesa (LGP), a  LGP foi reconhecida como verdadeira língua na Assembleia da República e passou a fazer parte da Constituição da República Portuguesa.


Lembramos que a Língua Gestual Portuguesa é a forma que pessoas que não conseguem falar e /ou ouvir utilizam para comunicar. Esta língua apresenta as mesmas características de uma língua como vocabulário, gramática e um alfabeto próprio. É produzida pelos movimentos das mãos, do corpo e por expressões faciais.

No nosso Agrupamento, na Escola de Santiago Maior, a equipa da Unidade de Surdos, na semana de 14 a 19 de novembro, promove a "Semana da Língua Gestual Portuguesa". Ao longo destes 5 dias está no átrio de entrada da Escola de Santiago Maior uma exposição intitulada "Ser Surdo É...", composta por trabalhos artísticos inspirados em pinturas feitas por artistas surdos de todo o mundo. Os trabalhos podem ser visitados por toda a comunidade educativa. 
A exposição inclui também a oportunidade de os alunos se inscreverem no Clube de Língua Gestual Portuguesa que terá início em breve, bem como de acrescentarem alguma da sua arte num painel preparado para o efeito. 


Lembramos que saber Língua Gestual Portuguesa poderá permitir  comunicar e interagir melhor com todos os alunos, de uma forma natural, numa escola que pretendemos que seja cada vez mais inclusiva em que somos todos diferentes, mas todos iguais. 

Neste dia, fazemos  referência ao livro da Fada Juju - Uma Escola Mágica. 



Para os que gostam de música... 

Uma interpretação dos D.A.M.A. que retrata a importância do Intérprete de Língua Gestual Portuguesa: 


Uma interpretação dos Agir - Makeap em Língua Gestual portuguesa.



Vem festejar este dia e aprender Língua Gestual Portuguesa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário