quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa

15 de Novembro marca o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa.


Falar com as mãos, comunicar, apelar aos sentidos, celebrar a Língua Gestual Portuguesa como uma Língua de comunicação, foi o objetivo deste dia. Na nossa Escola, realizaram-se várias atividades e foram preparadas algumas surpresas para assinalar uma data tão importante.


Biblioteca da Escola Básica de Santiago Maior

A Língua Gestual Portuguesa (LGP) foi reconhecida enquanto língua da comunidade surda portuguesa pela Constituição da República em 1997, a 15 de novembro, data em que se assinala o Dia Nacional da Linguagem Gestual Portuguesa. A Comissão para o reconhecimento e proteção da Língua Gestual Portuguesa e defesa dos direitos das pessoas surdas foi criada também a 15 de novembro.


Para saberes mais: 

Para assinalar o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa, a Porto Editora lançou, através do Portal Infopédia, aquele que anuncia ser "o único dicionário de língua gestual portuguesa" a ser disponibilizado online.

No site em causa, os utilizadores podem fazer pesquisas de palavras e expressões, escrevendo-as numa caixa de busca, desencadeando um vídeo que explica como estas se "traduzem" em língua gestual.

Experimenta e descobre!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário