sábado, 29 de dezembro de 2018

Musica de Natal


Para dar mais brilho e alegria a esta quadra natalícia, deixamos um vídeo, elaborado pela equipa de  Língua Gestual Portuguesa, do nosso Agrupamento de Escolas.
Para visualizar, clique na imagem.



A equipa da Biblioteca deseja
Festas Felizes!

domingo, 2 de dezembro de 2018

Aconteceu na tua biblioteca... MIBE

Para assinalar o  Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE) e celebrar a importância das bibliotecas e de tudo o que têm de bom, aceitámos o desafio da RBE e convidámos os alunos e professores a demonstrar a sua relação com a biblioteca escolar.

sábado, 1 de dezembro de 2018

Conta-me história...1 de dezembro de 1640

A Restauração da Independência em Portugal comemora-se anualmente no dia 1 de dezembro, sendo que esta comemoração foi retomada como um feriado em 2016.

A Restauração da Independência é a designação dada ao golpe de estado revolucionário ocorrido a 1 de dezembro de 1640, chefiada por um grupo designado de "Os Conjurados", que  invadiram o Paço Real e aclamaram D. João, duque de Bragança, como rei de Portugal.

D. João IV a ser aclamado rei

A Restauração da Independência foi o culminar de um período de grande descontentamento por parte da população portuguesa que não estava satisfeita com a união ibérica, entre Portugal e Espanha. A união ibérica originou problemas à população portuguesa, com sobrecarga de impostos e envolvimento de Portugal nos conflitos de Espanha.

Com a morte do jovem D. Sebastião na batalha de Alcácer-Quibir, Portugal enfrentou um problema de sucessão. Após o insucesso do Cardeal D. Henrique no comando da monarquia, Portugal foi regido por três reis D. Filipes de Espanha, durante 60 anos, período que ficou conhecido por Domínio Filipino.
O período de Restauração teve base no apoio de nobres e aristocratas, que se vinham organizando desde 1638 contra as políticas de descentralização e neutralização, administradas pelo duque de Olivares.
O fim à monarquia dual da dinastia filipina só  terminou com o Tratado de Lisboa em 1668.





Para mais informações, clica aqui.

A equipa da biblioteca deseja um bom feriado!

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Sou Asas - História em LGP

No âmbito das atividades do "Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa, os docentes de LGP interpretaram a história “Sou Asas”, da autora Marta Morgada,  e fez sucesso na biblioteca escolar. 


Os alunos foram convidados a conhecerem a história de uma menina surda, que cresceu numa escola de ouvintes e nunca aprendeu a língua gestual. No 5º ano, ao mudar para uma escola de surdos, percebeu que, no mundo dos Surdos, todos têm um nome gestual - e que ela também terá. Este é o momento em que a menina renasce para uma nova identidade e para uma nova imagem de si própria.



Com esta história aprendemos que os nomes gestuais têm um forte simbolismo. Como diz Marta Morgado, podem ser atribuídos a partir de traços físicos marcantes ou ter como base a primeira letra do nome ou o gesto para o primeiro nome. Podem ainda ser uma característica da personalidade ou até mesmo um hábito.



As crianças surdas são naturalmente batizadas pelos seus colegas surdos. Os ouvintes que contactam com surdos também acabam por ter um nome gestual. Faz parte da cultura surda esta forma visual de apreender o mundo e de o representar. 

Este livro pode ser facilmente compreendido por crianças surdas e ouvintes. 


No final da história surgiu um momento muito especial. Os docentes de LGP ofereceram um marcador de livro com "mãozinhas", para lembrar este dia e motivar para a aprendizagem da língua e da cultura surda.











Obrigada pela participação e envolvimento!

Aconteceu na Tua biblioteca - Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa

Divulgamos a atividade desenvolvida pelos docentes de Língua Gestual Portuguesa, Aldónio Pestana e Raquel Lapa, com o apoio da biblioteca escolar.
Agradecemos a presença dos alunos da turma  da EPE , turmas do 1.º ano e a turma do 4.º C, da Escola Básica de Santiago Maior, e o apoio e participação das respetivas docentes.
Para aceder ao filme deve clicar na imagem.




Jogo do Alfabeto em LGP


Agradecemos o jogo que, no âmbito desta iniciativa, foi oferecido à Biblioteca Escolar e permitirá aos alunos aprenderem mais sobre esta língua interagindo e descobrindo...

A Equipa da Biblioteca agradece!


segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Rouxinóis do Alentejo no Cine-teatro Pax Julia - Beja

Crianças dos Rouxinóis do Alentejo cantam o «Ciclo do Vinho de Talha» no dia 28 de novembro, pelas 21h00, no Cine-teatro Pax Julia, em Beja.





“Ciclo do Vinho de Talha” é o nome do espetáculo que será apresentado no próximo dia 28 de Novembro, às 21h00, no Pax Julia – Teatro Municipal de Beja, pelo Grupo Juvenil Coral e Etnográfico Rouxinóis do Alentejo, na comemoração dos quatro anos da classificação do Cante como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

O grupo é formado por cerca de trinta crianças do 1º  e 2º ciclo, que ensaiam ao longo do ano letivo, orientados pelos professores Joaquim Mariano e José Diogo, no Centro Unesco para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial – Beja, instituição que os tem apoiado.

O novo espetáculo musical e etnográfico dos Rouxinóis do Alentejo é dedicado ao “Ciclo do Vinho”, onde serão recriadas as várias fases do Ciclo do Vinho, da produção à comensalidade que o Vinho de talha sempre proporcionou.

A este grupo de crianças e jovens  juntar-se-ão vários músicos e cantadores reconhecidos, num espetáculo que pretende homenagear o Cante, o Vinho de Talha e o Alentejo.

Não faltes! 
Vamos todos (as) apoiar os Rouxinóis do Alentejo e assistir à festa do cante e da tradição!

Visita à Rádio Voz da Planície

A Biblioteca Escolar apoia os "Rouxinóis do Alentejo".


Gravação de poema de Cesário Verde na Radio Voz da Planície.






Agradecemos o convite que nos permitiu  vivenciar novas experiências e conhecer
de perto a Rádio Voz da Planície!

terça-feira, 20 de novembro de 2018

Dia Universal dos Direitos das Crianças - 20 de novembro

O Dia Universal dos Direitos da Criança, celebrado a 20 de Novembro, visa consciencializar para a situação das crianças do mundo e promover o seu bem-estar e desenvolvimento.

A 20 de Novembro de 1959 foi adoptada a Declaração dos Direitos da Criança pela Assembleia Geral das Nações Unidas e 30 anos depois, o dia marca também a data da adopção da Convenção sobre os Direitos da Criança.

O Dia Universal dos Direitos da Criança é uma oportunidade para defender e promover os direitos da criança e construir um futuro melhor para todas.

Todos os dias, perto de 16.000 crianças menores de cinco anos morrem de causas evitáveis. Milhões de crianças não têm oportunidade de aprender. Centenas de milhões são afetadas pela violência, pela pobreza, por conflitos ou situações de emergência.

Dez anos após a sua entrada em vigor e a fim de reforçar a proteção das crianças especialmente vulneráveis, a Assembleia-Geral da ONU adotou dois Protocolos Facultativos à CDC relativos ao envolvimento de crianças em conflitos armados e à venda de crianças, prostituição e pornografia infantis. Mais recentemente, em Dezembro de 2011, foi adotado um novo Protocolo que permite às crianças, grupos de crianças ou seus representantes apresentar queixas ao Comité dos Direitos da Criança relativamente a violações graves dos seus direitos.

A Convenção – que tem força de lei em todos os Estados que nela são partes – define, no seu artigo 1.º o conceito de criança como “todo o ser humano menor de 18 anos, salvo se, nos termos da lei que lhe for aplicável, atingir a maioridade mais cedo” e consagra quatro grandes princípios que podem, de forma genérica, ser divididos entre: 

• Direitos de Proteção: dizem respeito à proteção da criança contra qualquer forma de violência física, sexual e psicológica, bem como contra todos os tipos de exploração;

https://www.humanium.org/en/protection/

• Direitos de Desenvolvimento: referem-se à disponibilidade e acessibilidade a serviços básicos, tais como educação e saúde;

http://www.swarnimshiksha.com/post/right-to-education/14

• Direitos de Participação: relativos ao direito de cada criança a envolver-se ativamente na vida da sua comunidade. 

https://www.wvi.org/child-participation
Fonte: Recursos Unicef 

Deixamos-te o remake da canção da Pink "what about us" realizado em parceria com a cantora e a UNICEF para assinalar este dia e ouvir as vozes das crianças pelas seus direitos.



Podes aceder a outras publicações sobre o Dia Universal dos Direitos da Criança aqui.

domingo, 18 de novembro de 2018

Preparação para o desafio do conhecimento- Literacia 3Di

O Desafio pelo conhecimento "Literacia 3Di" está de volta!
A partir da próxima semana inicia-se a 1.ª fase do concurso.
Com o apoio dos professores, podes consultar as provas dos anos anteriores (também se encontram disponíveis na Tua Biblioteca Escolar)
Clica na imagem para acederes às provas.



Podes ainda descarregar no teu telemóvel a app Literacia 3D, é a melhor forma de te preparares para o desafio do conhecimento a decorrer na tua escola. Semanalmente são disponibilizadas provas nas três diferentes áreas – Leitura, Matemática e Ciências – com questões que desafiam os teus conhecimentos e o teu raciocínio.

Clica na imagem para acederes à aplicação.




Põe-te à prova!

sábado, 17 de novembro de 2018

Adaptação em vídeo da história "Rapunzel"

Divulgamos alguns materiais que podem ser trabalhados no âmbito da  preparação da visita ao Teatro Politeama - "Rapunzel", um Musical de  Filipe La Féria, ou, simplesmente, para um momento de leitura.

Rapunzel
John B Gruelle and R. Emmett Owen, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=903402

Título: Rapunzel
Autor(es) Irmãos Grimm
País Alemanha
Gênero Literatura infantil, conto de fadas


" (...) Rapunzel (também conhecido como Rapôncio) é um famoso conto de fadas conto de fadas popular, recolhido pelos Irmãos Grimm e publicado pela primeira vez em 1812 e compilado no livro Contos para a Infância e para o Lar. A história dos Irmãos Grimm é uma adaptação do conto de fadas Persinette escrito por Charlotte-Rose de Caumont de La Force e foi publicado originalmente em 1698.

A história narra a vida de Rapunzel, uma jovem de longos cabelos da cor do ouro, aprisionada no alto de uma torre por uma bruxa vingativa. O ápice da história acontece quando um príncipe encontra a torre de Rapunzel e passa a encontrá-la secretamente."



Eis uma versão em vídeo adaptada pela equipa da biblioteca escolar:



Boas leituras!

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa

15 de Novembro marca o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa.


Falar com as mãos, comunicar, apelar aos sentidos, celebrar a Língua Gestual Portuguesa como uma Língua de comunicação, foi o objetivo deste dia. Na nossa Escola, realizaram-se várias atividades e foram preparadas algumas surpresas para assinalar uma data tão importante.


Biblioteca da Escola Básica de Santiago Maior

A Língua Gestual Portuguesa (LGP) foi reconhecida enquanto língua da comunidade surda portuguesa pela Constituição da República em 1997, a 15 de novembro, data em que se assinala o Dia Nacional da Linguagem Gestual Portuguesa. A Comissão para o reconhecimento e proteção da Língua Gestual Portuguesa e defesa dos direitos das pessoas surdas foi criada também a 15 de novembro.


Para saberes mais: 

Para assinalar o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa, a Porto Editora lançou, através do Portal Infopédia, aquele que anuncia ser "o único dicionário de língua gestual portuguesa" a ser disponibilizado online.

No site em causa, os utilizadores podem fazer pesquisas de palavras e expressões, escrevendo-as numa caixa de busca, desencadeando um vídeo que explica como estas se "traduzem" em língua gestual.

Experimenta e descobre!!!

domingo, 11 de novembro de 2018

Dia de São Martinho

Para evocar o Dia de São Martinho, para além das tradicionais castanhas assadas, desenvolvemos várias atividades na nossa biblioteca:
- Decoração do espaço, com o apoio dos alunos, e a leitura da lenda de S: Martinho.

Biblioteca Escolar da EB Santiago Maior

A Lenda de S. Martinho em SPC - Biblioteca Escolar da EB Santiago Maior

Biblioteca Escolar da EB Santiago Maior

Divulgamos a lenda de São Martinho pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Odemira.




A Equipa da Biblioteca Escolar deseja
Feliz Dia de São Martinho!

terça-feira, 6 de novembro de 2018

«Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?» está de regresso

Participação dos alunos do 3.ºE da EB Santiago Maior  na festa final

Mais uma vez aderimos a este desafio propondo aos alunos que elejam o seu livro favorito.

A iniciativa, da responsabilidade da VISÃO Júnior, revista de informação para crianças e jovens, e a Rede de Bibliotecas Escolares, com o apoio da Comissão Nacional de Eleições, do Plano Nacional de Leitura, da Pordata e da Rádio Miúdos, convidaram todas as escolas a participarem na terceira edição de «Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?», este ano pela primeira vez aberta ao secundário. Esta iniciativa, que propõe às crianças e jovens portugueses , contou o ano passado com a participação de mais de 59 mil alunos de todo o país. 

«Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?» promove simultaneamente cidadania e leitura, permitindo aos jovens defender em público as suas ideias e perceber como decorre um ato eleitoral. O processo é semelhante ao de umas eleições políticas: haverá recenseamento, apresentação de candidaturas, campanha eleitoral, votação e escrutínio dos votos, organizados e participados por alunos. Uma vez que no próximo ano se realizam dois atos eleitorais no nosso país (para o Parlamento Europeu e para a Assembleia da República), e este ano letivo consta dos currículos a área de «Cidadania e Desenvolvimento», este projeto ganha nova relevância e torna-se uma oportunidade única para as escolas trabalharem em simultâneo várias áreas curriculares.

Os alunos já começaram a votar no seu livro preferido e, poderão fazê-lo até amanhã (dia 7 de novembro.
Vota aqui no teu livro preferido, preenchendo o respetivo formulário.
Para o fazeres, conta com o apoio da tua Biblioteca Escolar.

O regulamento pode ser consultado aqui ou descarregado em pdf.

Participa!

Alimentos do Mês de novembro

CALENDÁRIO de FRUTA e LEGUMES na ÉPOCA IDEAL*

Dando continuidade à atividade "Alimentos do Mês", aqui ficam os alimentos sugeridos para este mês.

Neste mês de novembro recomendamos-te:

Romã


Imagem ilustrativa

Benefícios
Rica em fibra, potássio, vitamina C e B6 (piridoxina).
Bom teor de antioxidantes.

Escolher
Prefira frutos equilibrados em peso e tamanho, que não exibam defeitos na casca.

Conservar

Temperatura ambiente: num local fresco, até 1 mês.

Frigorífico: até 2 meses.

Congelador: descasque e guarde as sementes até 3 meses.

Saborear
Muito usada em saladas de fruta.
É mais fácil de abrir quando está bem madura.
Elimine as membranas esbranquiçadas entre as sementes, pois têm um sabor amargo.


Legumes:

Abóbora
Imagem ilustrativa

Benefícios
Pobre em calorias.
Possui uma quantidade moderada de fibra.
Rica em carotenos e vitaminas A, C e E.
Contém poucos minerais.

Escolher
Opte por abóboras sem imperfeições na casca e com brilho.
Se comprar em pedaços, certifique-se de que não estão secos (é um indicador de que foi cortada há bastante tempo.

Conservar
Temperatura ambiente: suporta meses num local seco e ventilado.
Frigorífico: 2 a 3 dias, depois de aberta.
Congelador: descascar primeiro.

Saborear
Tem diversas aplicações: sopas, purés, compotas e pastelaria (como filhós e sonhos).
As suas pevides, depois de secas, polvilhadas com sal e torradas, servem de aperitivo.


Fonte das imagens: https://tudoela.com/wp-content/uploads/2016/09/Rom%C3%A3-benef%C3%ADcios-810x506.jpg ;
https://www.mulherportuguesa.com/wp-content/uploads/2016/10/Ab%C3%B3bora-moranga.jpg

domingo, 4 de novembro de 2018

Exercício " A terra treme" também na Santiago Maior

Hoje todos são convidados a participar num exercício que se vai realizar a nível nacional. O exercício foi planeado para acontecer às 11:05 no dia 5 de novembro. 

A TERRA TREME é um exercício organizado anualmente pela Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Pretende alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo.

Os 3 gestos BAIXAR, PROTEGER, AGUARDAR são a melhor resposta para nos protegermos em caso de sismo.

O exercício ajudará a conhecer e praticar estes 3 gestos que podem salvar vidas.Para saberes mais, clica na imagem  e visiona o video. 



Na Escola Básica de Santiago Maior os alunos de todas as turmas dos quintos e sétimos anos irão participar neste exercício.
              
                                                 Já sabes o que fazer : Baixar, Proteger e Aguardar
                                                                                                                    A equipa da biblioteca

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

"Conta-me história... "O terramoto de Lisboa de 1755"

O Terramoto de 1755, ocorreu no dia 1 de novembro, resultando na destruição quase completa da cidade de Lisboa, especialmente na zona da Baixa, e atingindo ainda grande parte do litoral do Algarve e Setúbal. 

https://goo.gl/LwcV4n

O sismo foi seguido de um maremoto - que se crê tenha atingido a altura de 20 metros - e de numerosos incêndios, tendo feito certamente mais de 10 mil mortos (há quem aponte muitos mais). Foi um dos sismos mais mortíferos da história, marcando o que alguns historiadores chamam a pré-história da Europa Moderna. Os sismólogos estimam que o sismo de 1755 atingiu magnitudes entre 8,7 a 9 na escala de Richter.

Para saberes mais, podes clicar na imagem.

https://ncultura.pt/o-devastador-terramoto-de-1755/

O Smithsonian Channel, da CBS, recriou a catástrofe que assolou Lisboa em vídeo. Nele é possível ver o efeito do sismo nas ruas da capital portuguesa e imaginar a força das ondas que varreram a cidade.




Fontes: http://bibliotecasantiagomaioragr1.blogspot.com/2017/11/retalhos-de-historia-o-terramoto-de.htmlhttps://ncultura.pt/o-devastador-terramoto-de-1755/

terça-feira, 30 de outubro de 2018

Folheto _Proposta de Lanches Saudáveis

Divulgamos o folheto "Proposta de Pequenos-Almoços e Lanches Saudáveis", produzido pelas turmas dos alunos do 5.º Ano, nas disciplinas de Mundo Atual e Ciências Naturais, no âmbito das atividades da Semana da Leitura.




Obrigada pela participação e envolvimento!

Alimentos do Mês

CALENDÁRIO de FRUTA e LEGUMES na ÉPOCA IDEAL*

Com o objetivo de promovermos uma alimentação saudável e, com base na Roda dos Alimentos da Dieta Mediterrânica, no âmbito das atividades do Dia Mundial da Alimentação,  lançamos a atividade "Alimentos do Mês".

Os alimentos devem ser consumidos na devida estação do ano, pois esses são os alimentos que nos dão aquilo que precisamos.

Consumir fruta e legumes da época é a melhor forma de aproveitar todo o sabor desses alimentos.

Outra vantagem: consegue-se tirar melhor partido da relação entre a qualidade e o preço.

A fruta e os legumes são essenciais numa alimentação saudável. Por dia, o mínimo é de cerca de 400 gramas ou 5 doses.

Neste mês de outubro recomendamos-te:
Dióspiro

Imagem ilustrativa

Benefícios
Rico em vitamina A e minerais como o potássio.
Teor elevado de betacaroteno, com propriedades antioxidantes.

Escolher
Deve ser manuseado com cuidado, pois é muito frágil.
Caso não pretenda consumir brevemente, não o compre muito mole.
Há variedades doces que pode comer mais rijas.

Conservar
Temperatura ambiente: até dois dias, no máximo.
Frigorífico: se estiver maduro, guarde-o na zona mais fria do frigorífico até 5 dias.
Congelador: é uma alternativa possível.

Saborear
Costuma ser saboreado ao natural e maduro.
Se estiver verde, deixe amadurecer, para que perca o sabor amargo.
É costume partir o fruto em duas metades e comer à colher.
Combina bem com canela.
Usado em doces, compotas e outros produtos de pastelaria.


Legumes

Alface

Batata
Imagem ilustrativa
Beldroegas
Imagem ilustrativa
Cebola
Imagem ilustrativa
Cenoura
Imagem ilustrativa
Nabiça
Imagem ilustrativa
Pepino
Imagem ilustrativa
Rabanete
Imagem ilustrativa
Destaque do mês: 

Chuchu
Imagem ilustrativa

Benefícios 
Apresenta elevado teor de água e baixo valor calórico. 
Boa fonte de fibra. 
Fornece vitaminas como A e C, e minerais como o potássio. 

Escolher 
Escolha espécimes com casca brilhante e sem sinais de podridão. 
Rejeite os moles. 

Conservar 
Temperatura ambiente: até 3 dias. 
Frigorífico: na zona menos fria, até 1 semana. 

Saborear 
Não é consumido cru. 
Pode ser confecionado em sopas, cremes e purés, mas também assado ou refogado.

Para saber mais clica na imagem:




Fontes: http://www.alimentacaosaudavel.dgs.pt/;

Bom apetite!

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Dia Nacional da Biblioteca Escolar



No dia Nacional da Biblioteca Escolar, transcrevemos um excerto da mensagem enviada pela Senhora Coordenadora do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares a todos (as) os (as) Professores Bibliotecários:

Obrigada pelas palavras sábias de empenho e motivação para a continuidade de um trabalho desenvolvido em rede e em parceria!

(...) "A biblioteca, espaço de encontro e de troca a diferentes níveis, deve procurar diversificar os contextos de leitura, realizar um trabalho de curadoria e provocar permanentemente a comunidade para a criação colaborativa de oportunidades de aprendizagem estimulantes para os alunos.
A resposta a estes desafios tem de ser individual e coletiva. Por isso, perante a proposta de reflexão lançada este ano pela IASL para o Mês Internacional da Biblioteca Escolar, respondemos individualmente, com a dedicação que cada um põe no seu trabalho, e em rede, com a consciência de que:

Com a Biblioteca Escolar TODOS LEEM;
Com a Biblioteca Escolar TODOS COMUNICAM;
Com a Biblioteca Escolar TODOS DESCOBREM;
Com a Biblioteca Escolar TODOS PARTILHAM;
Com a Biblioteca Escolar TODOS CRIAM;
Com a Biblioteca Escolar TODOS INTERVÊM.

Aos professores bibliotecários, docentes das equipas das bibliotecas escolares, assistentes operacionais e alunos, desejo que a celebração em torno do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares se traduza num ano inteiro de boas experiências!"

Votos de bom trabalho!
Manuela Pargana Silva